Home > Notícias

Tudo o que você precisa saber sobre o BlackBerry 10

Novo sistema adota de vez as telas sensíveis ao toque, integração com redes sociais e traz novos recursos para usuários domésticos e corporativos.

Caitlin McGarry e Armando Rodriguez, TechHive

28/09/2012 às 16h05

Foto:

Já faz tempo que a Apple e o Google derrubaram a Research In Motion (RIM) do topo do ranking no mercado de smartphones, mas a empresa canadense ainda tem esperanças de continuar no jogo - ou pelo menos não perder ainda mais mercado para empresas como a Microsoft - com sua plataforma BlackBerry 10. Durante a conferência BlackBerry Jam na última semana a RIM mostrou aos desenvolvedores mais detalhes de seu novo sistema, e embora o lançamento só esteja programado para o início do ano que vem a empresa usou o evento para destacar alguns dos recursos que estão em desenvolvimento.

Neste artigo, vamos mostrar um pouco do que a RIM revelou durante o BlackBerry Jam e lhe dar uma melhor idéia do que esperar do BlackBerry 10. Mas fica o aviso: muita coisa pode mudar entre hoje e o lançamento do sistema.

Foi a primeira vez em que vimos o BlackBerry 10?

Não. A RIM já tinha mostrado um pouquinho da plataforma em Maio. Mas na época a empresa ainda planejava lançar os primeiros smartphones com o sistema no final de 2012. Estes planos mudaram.

Quando o BB10 vai ser lançado?

No “início de 2013”, segundo anúncio feito pela própria RIM em Junho. Não há uma data exata para o lançamento, mas a boa notícia é que Thorsten Heins, CEO da empresa, diz que o desenvolvimento segue de acordo com o novo cronograma, e que o sistema chegará “daqui a alguns poucos meses”.

O que há de diferente no BB10?

O novo sistema operacional da RIM elimina completamente o teclado físico que tornou o BlackBerry famoso. O sistema tem um teclado virtual e uma interface centrada numa grade de aplicativos, recursos padrão nos smartphones atuais.  Também há um novo navegador, que promete melhor compatibilidade com HTML5.

faq_bb10-home-360px.jpg
A tela inicial do BB10. Aplicativos abertos ganham destaque

E quanto aos aplicativos?

É possível alternar rapidamente entre várias apps abertas - recurso que a empresa batizou de Flow - como no iOS. O BB10 terá uma versão da loja de aplicativos App World com seu próprio ecossistema de apps. Segundo a RIM, desenvolvedores serão capazes de converter facilmente seus aplicativos Android e oferecê-los na App World. 

O sistema também terá integração social nativa com o Facebook, Twitter, Foursquare e LinkedIn. Um novo app de Contatos permite sincronizar informações com todas estas redes.

faq_bb10-loja-360px.jpg
A loja de aplicativos AppWorld no BB10

Vou precisar comprar um novo aparelho para ter o BB10?

Pelo que ouvimos durante a BlackBerry Jam, usuários com smartphones BlackBerry atuais não poderão fazer o upgrade para o novo sistema, que estará restrito a novos aparelhos. Mas ainda não está claro quais serão eles.

faq_bb10-handson-360px.jpg
Um "BlackBerry Dev Alpha B", aparelho criado para desenvolvedores

A RIM mostrou um novo aparelho BB10 na semana passada, batizado de “BlackBerry Dev Alpha B”, mas ele é apenas uma plataforma para que desenvolvedores possam criar e testar aplicativos, e não será um produto nas lojas. O aparelho tem uma tela de 4.2 polegadas com resolução de 1280 x 768 pixels, o que pode ser uma pista do que encontraremos nos smartphones com o novo sistema.

O que acontece com meu smartphone com BlackBerry OS 7?

A RIM disse que não irá encerrar o suporte ao sistema atual, e que ainda tem uma equipe de tamanho considerável dedicada à sua manutenção. Nesta semana ela anunciou a versão 7.1 do sistema operacional, que traz novos recursos a vários aparelhos. Mesmo após o lançamento do BB10, aparelhos com o BB7 ainda estarão disponíveis.

Eu uso o BlackBerry na minha empresa. O que o BB10 tem pra mim?

O BlackBerry dominou o mercado de smartphones atendendo às necessidades dos clientes corporativos, um mercado no qual a RIM continuará focando com o BB10. Um recurso chamado BlackBerry Balance, por exemplo, mantém aplicativos e dados pessoais separados das informações corporativas. É uma tentativa de lucrar com uma tendência chamada Bring Your Own Device (BYOD - Traga seu próprio aparelho), onde o funcionários usam seus aparelhos pessoais para o trabalho.

O sistema de mensagens do BB10 também também foi profundamente modificado, com uma caixa de entrada universal chamada BlackBerry Hub. Nele, você tem acesso a todos os seus e-mails, mensagens de texto, BBMs e notificações de redes sociais em um local centralizado.

O teclado virtual é capaz de completar texto em múltiplos idiomas, então você pode começar a digitar uma frase em inglês, incluir no meio dela uma palavra em japonês e ainda assim o sistema poderá completá-la automaticamente.

Não sou um empresário. Um BlackBerry com BB10 ainda vai ser interessante pra mim?

A RIM mostrou alguns recursos divertidos para o usuário comum, como o BlackBerry Games. Assim como o Game Center no iOS, o serviço terá rankings e listas de amigos, mas não tem recursos com troféus ou partidas aleatórias. 

Mas no geral, o BlackBerry continua sendo um smartphone centrado no mundo dos negócios, ao menos pelo que vimos até agora.

Isso é tudo?

É tudo o que a RIM disse até agora. Mas a empresa promete “mais surpresas” até o lançamento no início do próximo ano. Estamos de olho.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail