Home > Dicas

Tudo o que você precisa saber sobre o iPad

Que programas aceita? A conexão 3G é gratuita? Posso usar teclado? Editores da Macworld norte-americana que mexeram no tablet respondem às principais questões.

Macworld/EUA

02/02/2010 às 18h06

Foto:

Vez ou outra a Apple lança algo novo, e as perguntas não param de surgir. Assim acontece com o iPad, o tablet da Apple lançado na semana passada (29/1). O dispositivo inaugura uma nova linha de produtos, que fica entre iPods e MacBooks.

Editores da Macworld norte-americana mexeram no iPad no evento da Apple, em São Francisco, e responderam algumas questões levantadas pelo leitores da publicação. Naturalmente, informações mais detalhadas só poderão ser esclarecidas quando o iPad chegar às lojas.

::Preço e disponibilidade

Quanto o iPad irá custar?
O preço depende de dois fatores: da quantidade de armazenamento e se há suporte para redes 3G. Nos Estados Unidos, o iPad, equipado apenas com conexão Wi-Fi, custa 499 dólares (16 GB), 599 dólares (32 GB) e 699 dólares (64 GB). Caso o comprador escolha o modelo com conexão 3G, o preço de cada versão sobe 130 dólares. Preços para o Brasil não foram divulgados.

Todos os modelos estarão disponíveis ao mesmo tempo?
Não. A Apple disse que os modelos com Wi-Fi chegam às lojas no início de março. Já o iPad com conexão 3G só estará disponível no mês seguinte. No Brasil, é preciso aguardar a homologação do produto, portanto não há previsão.

145938-ipad_medium_original.jpg

Aplicativos do iPhone e iPod touch funcionam no iPad

Então se eu esperar um mês e pagar mais pelo modelo 3G, terei acesso gratuito ao 3G?
Não. O custo adicional não significa conectividade gratuita. Será necessário aderir a um plano de dados da operadora de sua preferência.

Há mais alguma diferença entre os modelos Wi-Fi e 3G?
Além do preço, existem algumas diferenças físicas. O modelo 3G pesa 45 gramas a mais e tem uma parte preta no canto superior que se estende até a traseira do iPad para abrigar a antena. O modelo 3G também inclui a função GPS (mais detalhes abaixo).

::Hardware e design

Como faço para escrever longos e-mails sem usar o teclado virtual?
Um dos acessórios apresentados pela Apple foi o iPad Keyboard Dock, semelhante ao teclado completo de alumínio da Apple, mas com algumas teclas espeçificas para o iPad. Quando o teclado é conectado ao iPad, o teclado virtual desaparece dando maior espaço para visualização do documento. O iPad também suporta teclados Bluetooth. 

145978-ipadkeyboard_original.jpg

iPad pode ser conectado ao teclado Dock ou Bluetooth

O iPad tem um receptor GPS?
O modelo 3G sim. O iPad usa a mesma tecnologia de GPS assistido do iPhone 3G e 3GS. Isso significa que o GPS do dispositivo também se baseia na localização do sinal que recebe das redes de celular e Wi-Fi disponíveis para ficar mais rápido.

O iPad vai esquentar muito?
Infelizmente, os repórteres da Macworld não puderam passar horas com o iPad no colo como fez Steve Jobs na demonstração do produto, portanto não temos indicações. Imaginamos que será mais parecido com o iPhone, que fica mais quente quando roda aplicativos pesados, do que com um MacBook ou MacBook Pro que vira uma torradeira quando usado ao extremo.

O iPad pode enviar arquivos para impressora?
Há alguns aplicativos para iPhone que permitem a impressão de documentos armazenados no aparelho, portanto o mesmo pode ser feito em documentos que o iPad pode ler. A Apple também apresentou o iWork para iPad, que provavelmente terá a mesma função embutida.

::Aplicativos

Posso mover os aplicativos que já comprei para o iPhone no iPad?
Durante a apresentação, Jobs sugeriu que ao conectar o iPad em um Mac ou PC, automaticamente seriam transferidas as músicas existentes, vídeos e aplicativos que foram comprados. No entanto, a menos que determinado aplicativo tenha sido atualizado para o iPad, você terá apenas a versão do iPhone.

Tem como instalar aplicativos que não são vendidos na App Store?
Assim como o iPhone e iPod touch, o iPad é bloqueado para aplicativos não aprovados pela Apple.

O iPad vai exibir conteúdo em Flash?
Não. O navegador Safari usado no iPad não oferece suporte para o Flash. O mesmo vale para o iPhone e iPod touch. 

145988-safari-ipad_386.jpg

iPad usa navegador Safari para exibir páginas na Internet

Se a Apple fez o iWord para iPad, por que não lançam o iLife também?
No momento, o iPad está mais focado no consumo de mídia do que na produção de mídia. Você pode visualizar fotos, vídeos, ouvir musicas, ler livros, navegar na internet e assim por diante. O iPad não pode gravar vídeos nem bater fotos como faz o iPhone 3GS, portanto os programas iLife, iMovie, GarageBand, iDVD, e mesmo recursos de edição do iPhoto ficaram de fora.

Qual a diferença do Photos para o iPhoto no iPad?
O Photos funciona principalmente como um navegador de fotos. É possível visualizar álbuns e – se estiver sincronizado com o iPhoto – eventos, rostos e lugares. Com o gesto de pincelada sobre a capa de um determinado álbum, as fotos são exibidas no modo grade na tela do iPad. O ruim é que não há recurso algum de edição de fotos como no iPhoto.

::A grande questão

Eu já tenho um iPhone e um notebook. Por que preciso de um terceiro dispositivo?
Quando nos depararmos com um iPad, essa será a principal questão. O iPad, como dito no início deste texto, é algo que fica entre o iPhone e o notebook. Nem todo mundo vai querer um, mas na teoria parece que muita gente não precisa de um notebook para tarefas mais simples - que o iPad tira de letra. Definitivamente, a Apple deu um salto de fé. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail