Home > Notícias

Tudo o que você precisa saber sobre o novo iPad

Após o anúncio do terceiro tablet da Apple, separamos todas as informações disponíveis sobre o produto até agora; aparelho chega às lojas dos EUA em 16/3

Macworld / Reino Unido

09/03/2012 às 18h40

Foto:

Com o lançamento da terceira geração do iPad, muitas perguntas de consumidores e especialistas que persistiram durante meses foram respondidas, mas não todas. Sabemos que a tela foi melhorada, o processador é mais rápido, as câmeras são melhores e há suporte para textos ditados e conexão 4G. Mas o aparelho não se resume necessariamente a esses detalhes, então fizemos uma lista detalhada sobre tudo o que é possível saber sobre o tablet até agora. 

Leia mais

Primeiras impressões: colocamos as mãos no novo iPad
Batalha de tablets: novo iPad vs Samsung Galaxy Note 10.1, Transformer Pad...
"Não queremos ser previsíveis", diz executivo da Apple sobre nome do novo iPad

Qual a resolução da tela?
Assim como o iPhone 4 e o 4S, o novo iPad possui tela Retina, um termo utilizado pela Apple para descrever um display com uma densidade de pixels tão alta que não é possível distinguir os pixels individualmente ao segurar o aparelho a distâncias normais. O novo iPad possui resolução de 2048x1536 (mais de 3.1 milhões de pixels no total) na mesma tela de 9.7 polegadas, com densidade de 264 pixels por polegada, com saturação de cor 44% melhor do que a geração anterior, de acordo com a Apple. A título de comparação, uma TV 1080p Full HD possui resolução de apenas 1920x1080. 

Meus apps atuais irão funcionar?
Sim, porém aqueles que forem atualizados terão resultados ainda melhores. Alguns desses aplicativos que foram atualizados e já possuem suporte para a tela Retina incluem GarageBand, iMovie, Remote, Amigos e as aplicações do pacote iWork, além do iPhoto.

 

novoipad_apps.jpg
Apps Como GarageBand, iPhoto e iMovie foram atualizados para aproveitar a nova tela Retina

As câmeras do iPad 2 não eram tão boas. Elas ficaram melhores no novo iPad?
A câmera frontal do iPad permanece com resolução VGA, voltada para FaceTime. A traseira, no entanto, recebeu um upgrade significativo; apesar do iPad 2 tirar fotos de 1MP e gravar vídeos em 720p, o novo tablet conta com uma câmera iSight de 5 megapixels (2592x1936 pixels), tão boa quanto do iPhone 4, porém chegou melhorada com mais nitidez, auto-foco, detecção de faces com até 10 rostos simultâneos, redução de ruído, entre outros. Além disso, ela grava vídeos em 1080p e utiliza o processador melhorado para estabilização de imagem. 

Quanto de RAM ele possui?
As especificações técnicas fornecidas no site da Apple não incluem informações sobre a quantidade de RAM no iPad, entretanto é plausível que ele possua 1GB, comparado aos 512MB da segunda geração. Teremos certeza assim que o pessoal do iFixit colocar as mãos no tablet e deixá-lo em pedaços. 

Quais são as novidades em relação ao processador?
O iPhone 4S e o iPad 2 são equipados com processador A5, que possui dois núcleos. O novo modelo do tablet recebeu força extra graças ao novo processador dual-core A5X, que possui agora uma unidade de processamento gráfico (GPU) quad-core. A Apple afirma que a performance do componente é quatro vezes maior do que o chip Nvidia Tegra 3, utilizado em diversos tablets concorrentes, permitindo que os desenvolvedores possam aumentar o nível de detalhes dos apps, para que proveitem do display Retina. 

O novo iPad possui 4G? Como isso afeta a bateria?
Sim, ele possui conectividade 4G. O iPad 2 possui 10 horas de vida útil de bateria para navegação Wi-Fi, exibição de filmes e músicas e 9 horas de navegação em 3G. Apesar de ter uma tela e conectividade que utilizam muito mais energia, a empresa afirma que o consumo no novo iPad será idêntico em relação ao seu antecessor. Uma das possibilidades para que isso aconteça é que, como o iPad duas polegadas cúbicas mais grosso do que o segundo modelo, esse espaço pode ter sido preenchido com a bateria, que agora tem capacidade de 42.5 watt-horas, em comparação aos 25 watt-horas anteriores. 

a5x.png
Novo processador continua dual-core, porém agora conta com quatro núcleos de processamento gráfico

 

Posso criar hotspots pessoais com ele?
O novo iPad inclui um novo software (presumindo que ele seja suportado pela operadora) para criar um hotspot pessoal, assim como acontece no iPhone 4 e 4S. Esse recurso permite ao usuário compartilhar a conexão de dados com mais cinco dispositivos ao mesmo tempo. 

Ele possui Bluetooth 4.0?
Assim como o iPhone 4S, o novo iPad inclui Bluetooth 4.0, a versão mais recente do padrão. Ela adiciona um novo protocolo que permite que os dispositivos necessitem de muito menos energia para operar e conectar - o que pode ser essencial para aparelhos de monitoramento de frequência cardíaca e de nível de açúcar no sangue, por exemplo. E fique tranquilo, os aparelhos com padrões Bluetooth 2.1+EDR (utilizado no iPad 2) funcionam normalmente. 

O novo iPad tem Siri?
Quando a Apple apresentou o iPhone 4S, o aparelho chegou com dois recursos que são confundidos com frequência: Siri e ditado. O novo iPad não possui Siri (provavelmente porque é preciso uma conexão de internet o tempo todo, e, diferentemente do iPhone, isso não é garantido no tablet), entretanto os recursos para ditar para o aparelhos são muito interessantes: há um botão virtual de microfone que permite ditar textos que serão escritos no iPad. Entretanto, ele só está disponível por enquanto em inglês, francês, alemão e japonês. 

Há outras melhorias no software?
O novo iOS 5.1 foi apresentado juntamente com novo iPad, e trouxe algumas novidades como a possibilidade de apagar fotos individualmente do Compartilhamento de Fotos, detecção de rostos, que mostra até 10 faces simultaneamente na imagem, o atalho de câmera na tela de bloqueio é permanente, o áudio para exibição de filmes e programas de TV foi melhorado, além de correções de bugs que afetavam a vida útil da bateria. 

 

ios51.png
iOS 5.1 foi disponibilizado logo após o evento da Apple

 

Minha Smart Cover vai funcionar?
Sim, juntamente com todos os recursos que ela proporciona (como bloqueio da tela). E apesar do número de modelo da Smart Cover atual ser diferente em relação ao antigo, o site da Apple afirma que ela funciona em ambas as versões do iPad. 

Mas e o meu case?
O iPad 2 e o novo modelo possuem o mesmo tamanho, entretanto a versão recente é 0.762 milímetros mais grossa. É uma diferença pequena, porém depende muito do modelo do case. Em alguns casos, quase não surte efeito, entretanto, algumas capas muito justas podem simplesmente não servir. 

Afinal, ele se chama iPad 3?
Não, por alguma razão da Apple, que está chamando o produto de simplesmente de iPad, o mesmo nome usado no original. A Apple provavelmente irá se referir ao dispositivo como iPad (terceira geração) para diferenciá-lo dos outros dois, entretanto o termo oficial é simplesmente iPad. 

Quais são as configurações disponíveis?  Quanto cada uma vai custar?
Seguindo a lógica da versão anterior, há aparelhos nas cores preta e branca, com Wi-Fi apenas ou Wi-FI + 4G e com opções de armazenamento de 16, 32 ou 64GB. Nos EUA, os preços são de 499 dólares, 599 dólares e 699 dólares para as versões apenas com Wi-FI e 629 dólares, 729 dolares e 829 dólares para as versões com Wi-Fi + 4G. 

A Apple manterá o iPad 2 no mercado com baixo preço, assim como fez a geração anterior do iPhone?
Sim, a empresa continuará a vender o iPad 2 de 16GB apenas com Wi-FI por 399 dólares e 499 dólares com Wi-Fi + 3G. Por aqui, a empresa já efetuou o corte nos preços de todos os modelos, e o dispositivo pode ser adquirido por 1399 reais, 1629 reais e 1949 reais (com Wi-Fi e capacidades de 16, 32 e 64GB) ou 1849 reais, 2099 reais e 2399 reais (com Wi-Fi + 3G, nas mesmas capacidades). 

Quando posso comprar meu novo iPad?
A Apple já abriu a pré-venda do dispositivo e afirmou que o aparelho deve chegar dia 16 de março em países como EUA, Reino Unido, Canadá, França, Alemanhã, Suíça, Japão e Hong Kong e, uma semana depois, em mais 25 países. O Brasil não está incluído nessas listas preliminares e ainda não há previsão de quando o aparelho deve chegar ao país.

 

novoipad_390.jpg
Aparelho chega às lojas no exterior no dia 16/3

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail