Home > Dicas

Saiba como turbinar o som do seu carro com o iPod

Soluções práticas e acessíveis conectam o iPod com o rádio do carro, acabando com as pilhas de CDs nas viagens e garantindo um bom som

Por Cauã Taborda, especial para a PC World

22/04/2008 às 18h25

maccar_150.jpg
Foto:

icar_150Seja por seu design, praticidade ou mesmo por capacidade de armazenamento, os iPods conquistam fãs em todo o mundo para a execução de áudio e vídeo.

Galeria: 5 produtos para conectar o iPod ao som do carro

Leia também: Faça da sua casa uma "iHome

O player da Apple não se limita apenas à execução  de música. É fato que o gadget ampliou seu modo de ação e passou a se conectar com outros dispositivos, levando as músicas e listas do iTunes para a sala de estar, os vídeos para a televisão, aparelho de som e até para o carro.

A vantagem em substituir a coleção de CDs, ou mesmo um CD de MP3 que armazena em média 120 músicas por seu iPod, vai além do espaço. Afinal, o aparelho pode ter entre 240 a 40 mil músicas (modelo de 160GB).

Com várias opções de instalação, que dependem ou não do aparelho de som do carro, a conexão do iPod com o sistema de som do automóvel pode gerar, além da praticidade, segurança.

Rádio com entrada auxiliar

A ligação mais tradicional de um iPod com o som do carro é pela entrada auxiliar do aparelho. Um simples cabo P2-P2 (minijack-minijack) bastará para reproduzir suas músicas.

A praticidade dessa ligação é o custo, que se restringe ao preço do cabo, variando de 5 a 15 reais. Uma desvantagem é que o iPod não é recarregado e a bateria se esgota numa velocidade maior do que uma execução normal pelos fones.

++++

icar_150Várias empresas oferecem soluções para resolver esse “probleminha”, com dispositivos que conectam o iPod ao acendedor de cigarros do carro (como um carregador de celular). É possível conectar o iPod no carregador e o cabo P2 no aparelho de som e escutar perfeitamente as músicas, sem o inconveniente de a bateria acabar no meio da viagem.

Galeria: Confira cinco produtos para conectar o iPod ao som do carro

Leia também: Faça da sua casa uma "iHome

Rádio sem entrada auxiliar

Apesar de sua popularidade crescer, os rádios com entrada auxiliar nos carros não são unanimidade, seja por seu preço ou pelo fato dos consumidores não abandonarem os aparelhos favoritos.

Mas os usuários desses rádios não devem se desanimar, soluções inteligentes e práticas são adotadas para que suas músicas sejam acessadas. Um exemplo é o RDS FM Transmitter. O aparelho se conecta ao iPod e gera uma freqüência de rádio para as músicas executadas, que pode ser sintonizada pelo aparelho do carro, além de carregar a bateria do player.

Vários fabricantes oferecem soluções parecidas, com diferenças em sua execução. Algumas mostram a sintonia de freqüência no próprio aparelho, outras na tela do iPod. Alguns modelos também oferecem sintonia de rádio, para que além de enviar um sinal você receba as rádios em seu iPod, para quando não estiver no carro.

++++

icar_150Há ainda uma solução mais curiosa. A Monster oferece um conversor de iPod para fita cassete. A fita é inserida normalmente no aparelho do carro e um cabo conectado ao iPod envia as faixas para o curioso dispositivo.


Galeria: Confira cinco produtos para conectar o iPod ao som do carro

Leia também:
Faça da sua casa uma "iHome

Sem rádio algum

Algumas empresas especializadas em som automotivo oferecem uma solução ainda mais curiosa. Uma ligação para iPod que não exige aparelho de som algum, somente as caixas.

Essa instalação consiste na ligação do iPod com as caixas de som do carro por meio de um dock ou cabo P2. A vantagem desse tipo de ligação é que o carro não chamará a atenção de nenhum ladrão de aparelho de som.

Uma desvantagem é o uso da bateria, que é muito alto. Para esse tipo de ligação é recomendado um carregador.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail