Turma da Mônica serve como isca para novo golpe no WhatsApp

Desta vez, cibercriminosos visam os dados pessoais das vítimas

Foto: Divulgação
https://pcworld.com.br/turma-da-monica-serve-como-isca-para-novo-golpe-no-whatsapp/
Clique para copiar

A Turma da Mônica está sendo, mais uma vez, utilizada como isca para um golpe. Depois da imagem que rodou o WhatsApp influenciando crianças a passarem os dados bancários de seus pais, a nova fraude se trata de uma falsa promoção de Dia das Crianças que promete conteúdos especiais para quem aceitar se cadastrar em um site aparentemente verdadeiro.

O Twitter oficial da Turma publicou uma imagem para alertar adultos e crianças sobre o golpe.

Por se tratar de um meio com bastante fluxo de usuários, o WhatsApp foi o aplicativo escolhido para propagar a fraude. A mensagem enganosa é simples e sucinta, de forma que não cria alarde por parte do leitor. Ela diz: “Olha que legal… Para comemorar o Dia das Crianças e incentivar a leitura, a Turma da Mônica está presenteando crianças de todo o Brasil com Historinhas e Atividades!” Em seguida, a mensagem indica o site a ser acessado e finaliza com “Não tem sorteio. Cadastrou, ganhou!”

Um usuário do Twitter respondeu à publicação da Turma da Mônica com um print que mostra que ele poderia ter sido vítima da falsa promoção.

Vale lembrar que, apesar de conter a palavra “oficial”, o link não é necessariamente verdadeiro – e isso vale para qualquer situação. Portanto, o melhor a se fazer é ignorar a mensagem sem nem mesmo clicar no link, que pode estar contaminado com malwares.

Relacionadas

Turma da Mônica é usada como isca em novo golpe no WhatsApp

Criminosos visam se aproveitar da inocência de crianças desavisadas

Turma da Mônica conta história de Steve Jobs em novo gibi

Cofundador da Apple é tema da edição mais recente da coleção Saiba Mais do criador Maurício de Sousa. Revista custa R$5,70.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site