Home > Dicas

Tutorial: como alterar a velocidade do ventilador em PCs com Windows 10

Navegar pela BIOS do sistema ajuda, mas práticas comuns do dia a dia também são muito eficazes para minimizar o problema. Conheça algumas dicas

Sean Bradley, Tech Advisor (EUA)

01/02/2019 às 17h30

Foto: Shutterstock

Não importa o quão moderno seja o computador: é natural que em algum momento as peças dentro dele se superaqueçam - não ao ponto de pegar fogo, mas de emitir um sinal de alerta indicando que uma sobrecarga está a caminho. E se o seu PC estiver fazendo muito barulho ou você quiser que seus componentes fiquem mais frios, vamos ensinar como alterar a velocidade do ventilador do computador.

Existem algumas maneiras de fazer esse procedimento, dependendo também da configuração do seu dispositivo. Neste tutorial, estamos com o Windows 10, e a maneira mais consistente é acessar a BIOS do computador.

Mudando a configuração

A primeira coisa a se fazer é entrar na BIOS. Uma vez lá, navegue até os controles de ventilador. Dependendo do fabricante da placa-mãe, o menu do BIOS será um pouco diferente. Na maioria dos casos, usa-se uma das seguintes sequências: F1, F2, F10, DEL, ESC e as combinações CTRL + ALT + ESC ou CTRL + ALT + DEL.

Depois de encontrar os controles de ventilador, eles provavelmente estarão no modo automático. É possível reduzir os pontos percentuais do ventilador para torná-los mais lentos ou silenciosos. No entanto, isso reduzirá seu efeito de resfriamento e fará com que o PC superaqueça, o que poderá forçar os ventiladores a acelerarem em prol de seus componentes.

A melhor maneira de manter o ventilador rodando devagar é ter certeza de que o PC está recebendo ar frio suficiente, então é melhor tentar esse método antes de começar a utilizar a BIOS.

Outras causas

O barulho pode acontecer por alguns motivos, mas geralmente porque o ventilador está funcionando mais rápido para manter o sistema mais fresco. Ao se deparar com isso em um laptop, é preciso garantir que ele esteja recebendo ventilação suficiente - coloque-o em uma mesa ou em uma superfície rígida, e não em um edredom ou qualquer coisa em que ele possa afundar.

Se os ventiladores estiverem fazendo muito ruído, é provável que precise de limpeza devido ao acúmulo de poeira e detritos, uma vez que o ambiente externo pode deixar o PC muito quente ou algo pode bloquear a entrada de ar dos ventiladores. Se a base do aparelho estiver apoiada em um carpete ou em uma superfície macia, tente colocar um pedaço de papelão embaixo da parte frontal da estrutura para que os ventiladores não fiquem diretamente sobre o tecido.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail