Home > Dicas

Tutorial: como usar uma VPN no Android

Se você quer a máxima privacidade ao usar a internet, então uma VPN é o que você precisa. Mostramos como usar uma no seu dispositivo Android

Martyn Casserly, da Tech Advisor (Reino Unido)

20/04/2019 às 14h35

Foto: Shutterstock

Redes Privadas Virtuais (VPNs) são uma maneira útil de se proteger de espiões digitais, bem como acessar formas de entretenimento que não estão disponíveis em seu país. Hoje, orientamos a maioria de nossas vidas online fora dos celulares e tablets, então é bom saber que há vários aplicativos e serviços de VPN disponíveis para Android, como o NordVPN e o ExpressVPN.

O que é uma VPN?

Como o nome sugere, uma Rede Privada Virtual é uma conexão baseada em software entre dois pontos,  que criptografa todos os dados enviados e recebidos. As pessoas costumam usar VPNs para usar Wi-Fi público, conexões de hotéis ou outras redes potencialmente inseguras sem a ameaça de hackers roubarem suas informações.

Outro benefício das VPNs é que elas disfarçam a localização do seu computador e podem fazer com que pareça que está fazendo login em Los Angeles quando, na verdade, você está em uma cafeteria em Londres. Isso pode ser útil de várias maneiras. Em primeiro lugar, oferece excelente privacidade, pois seu ISP e o governo não podem monitorar suas atividades on-line. Segundo, você pode contornar as restrições regionais de serviços como o Netflix.

Qual VPN usar?

Colocar uma VPN em funcionamento no seu dispositivo Android é muito fácil. Primeiro de tudo, você precisa escolher uma para fazer o download. Existem dois tipos principais de serviços disponíveis: gratuitos ou por assinatura.

Enquanto o grátis pode parecer mais tentador, existem alguns riscos envolvidos. Normalmente, seus dados serão vendidos a terceiros ou você verá anúncios para pagar pela largura de banda dos servidores VPN que está usando. É por isso que recomendamos que você leia a política de privacidade de qualquer serviço antes de começar a usá-lo. É chato, mas é realmente importante, já que a privacidade é o nome do jogo quando se trata de VPNs.

Recomendamos pagar por um serviço de VPN, e os preços podem ser tão baixos quanto apenas um par de libras ou dólares por mês. A maioria deles oferece um teste ou uma garantia de devolução do dinheiro. Veja os serviços que recomendamos em nosso resumo das melhores VPNs.

Como usar uma VPN no Android

Usaremos o ExpressVPN aqui para ilustrar como colocar uma VPN em funcionamento. Primeiro, acesse a Google Play Store e pesquise por ExpressVPN. Baixe o aplicativo e toque no botão Abrir quando o processo de instalação estiver concluído.

Você precisará configurar uma conta, por isso, escolha a opção Iniciar Avaliação Gratuita e insira um endereço de e-mail. O teste dura sete dias, durante os quais você tem acesso a todos os serviços oferecidos. Depois disso, você precisará se inscrever para continuar usando.

A maioria das VPNs pagas cobre vários dispositivos e, no caso do Express VPN, você pode usar o serviço simultaneamente em uma combinação de três, telefones, tablets ou PCs. Você pode ser solicitado para permitir configurar sua VPN, mas isso requer apenas tocar no botão OK e concordar com a solicitação de Conexão, pois o processo é automático.

Uma opção final é deixar a VPN compartilhar relatórios de falhas e outros dados técnicos para os desenvolvedores. Isso é anônimo e está lá apenas para ajudá-los a monitorar o desempenho do sistema. Você pode tocar em Permitir se tiver prazer em enviar essas informações, mas também há uma opção Não permitir logo abaixo.

Com a conta criada, agora você pode iniciar suas aventuras em Redes Privadas Virtuais. Quando se trata de realmente habilitar a VPN, é tão fácil quanto pressionar o grande botão de ligar. Abra o aplicativo e você verá esse grande botão no centro. Como você pode imaginar, isso liga e desliga a VPN. Abaixo dela, você verá o local recomendado do servidor. Isso pode ser alterado tocando no botão Escolher Localização.

Este último é importante se você quiser assistir, por exemplo, o Netflix de outros países, basta selecionar um servidor nesse país. Também é útil se você achar que sua conexão está lenta, pois às vezes um determinado servidor pode apresentar problemas devido ao tráfego pesado ou porque está mais distante.

Veja nossas dicas sobre como acelerar sua VPN no caso improvável de que você a ache muito lenta. Quando você pressiona o botão, ou escolhe um país, você verá um escudo verde ao redor do botão.

Agora você está livre para usar seu navegador normal, sabendo que todas as atividades estão ocultas de olhares indiscretos. Na barra de notificações, você verá o ícone de uma chave, que indica que a VPN está sendo executada e criptografando sua conexão.

É claro que, se você acessar o Facebook ou o YouTube, os próprios sites saberão que é você e registrarão suas ações, mas, para surfar e para o entretenimento geral on-line, você é praticamente anônimo.

Você pode notar uma desaceleração na velocidade da sua conexão, o que é inevitável devido à criptografia e redirecionamento de seus dados, mas esperamos que isso seja mínimo. Se você achar muito lento, tente trocar de servidor. Caso contrário, você pode restringir o uso da VPN apenas a determinadas atividades que deseja manter privadas ou para pegar o The Expanse na terceira temporada.

Quando terminar, volte para o aplicativo e toque no botão Ativar/Desativar mais uma vez e seu telefone voltará à sua conexão normal.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail