Home > Notícias

TV Digital: sinal já alcança 70% dos pontos centrais de São Paulo

Estudo mostra que sinal digital chega com qualidade apenas em regiões a 30 km de distância do centro, excluindo periferia.

Redação do IDG Now!

16/06/2008 às 16h45

Foto:

O sinal de TV Digital alcança no mínimo 70% dos pontos de recepção na Grande São Paulo, revelou estudo da Universidade Mackenzie nesta segunda-feira (16/06).

O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital e o Ministério das Comunicações divulgaram que o Laboratório de TV Digital da instituição mediu os sinais a partir do cruzamento da Rua da Consolação com a Av. Paulista. Ali, foram traçadas rotas entre 5 km e 30 km de extensão.

Quando os pontos estavam situados entre 5 km e 10 km da torre de transmissão do sinal digital, 100% foram cobertos e, com distâncias entre 20 km e 30 km, 70% dos pontos são alcançados com sucesso.

Em abril deste ano, a Philips avaliou a qualidade de 80 pontos de recepção do sinal digital em São Paulo, e concluiu que 11 regiões mais afastadas do centro, como Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba, não recebem o sinal.

O mapa da Philips encontrou “sinal ótimo” apenas os pontos localizados no centro da cidade - 32, no total.

Metodologia do Mackenzie
O pesquisador chefe do laboratório de TV Digital do Mackenzie, Gunnar Bedicks, revelou que a avaliação foi feita a partir do ponto central de transmissão do sinal digital - em São Paulo, há três deles, todos no centro da cidade.
++++
"As rotas foram traçadas em 'raias' com 15º de distância entre si, como em uma roda de bicicleta, em distâncias de 5 km a 30 km", explica. "Este é um procedimento técnico padrão da União Internacional de Telecomunicações", explica.

Bedicks revela ainda que as emissoras podem transmitir o sinal digital para distâncias de até 57 km a partir do ponto de transmissão central. "É o chamado 'contorno', autorizado pela Agência Nacional de Telecomunicações", diz.

Este método confirma o estudo da Philips, já que as regiões mais afastadas, como Ferraz, estão a mais de 30 km distantes do ponto central.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail