Home > Notícias

TV inteligente da Apple: criador do iTunes esta à frente do projeto

Bloomberg cita três fontes com "conhecimento do plano" para afirmar que o projeto é liderado por Jeff Robbin; funcionário também participou da criação do iPod

Macworld / Reino Unido

25/10/2011 às 15h53

Foto:

Os planos da Apple de criar uma TV conectada à Internet estão sendo liderados pelo mesmo homem que criou o software iTunes e ajudou na criação do iPod, de acordo com informações da Bloomberg.

A agência de notícias afirma que três fontes com “conhecimento do projeto” confirmaram que Jeff Robbin, o engenheiro de softwares que criou o iTunes, está liderando o desenvolvimento da televisão da Apple.

A Apple nunca confirmou oficialmente estar trabalhando em um aparelho de TV, mas um projeto desse tipo já é alvo de rumores há um bom tempo. E revelações da recém-lançada biografia de Steve Jobs sugerem que o projeto realmente existie.

De acordo com o livro,  lançado no dia 24/10, Jobs teria dito que “gostaria de criar um aparelho de TV integrado que seja completamente fácil de usar” e que “fosse sincronizado diretamente com todos os seus aparelho e com o iCloud”. Ele também teria “a interface de usuário mais simples que você possa imaginar”, segundo o livro sobre Jobs.

O cofundador da Apple aparentemente considerava Robbin – que chegou à companhia quando a Apple comprou o SoundJam, criadores do player de música digital de mesmo nome – tão valioso que não o deixou se encontrar com um repórter da revista Time antes sem que o jornalista concordasse em não divulgar o sobrenome do funcionário (para evitar o assédio de empresas rivais).

Robbin também é apontado como uma influência decisiva para convencer Jobs de que o iTunes deveria ser compatível com o sistema Windows.

O ex-presidente da divisão de produtos da Apple, Jean-Louis Gassée, afirmou no mês passado que a TV inteligente da Apple “é algo emocionante e tão óbvio que tem de acontecer”, e o analista Gene Munster, da consultoria Piper Jaffray, alega que a Apple já trabalha no protótipo de um aparelho de TV.

Os rumores apontam que a interface de usuário simples pensada por Jobs seria inspirada no assistente pessoal controlado por voz Siri (exclusivo do iPhone 4S), enquanto que o conteúdo seria armazenado no serviço na nuvem da Apple, o iCloud.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail