Home > Notícias

TV Philips com tela em formato 21:9 do cinema só chega em 2010 no Brasil

Modelo, à venda Europa por 5 mil euros, tem tela de 56" e virá com tecnologia para adaptar conteúdos nos formatos 4:3 ou 16:9.

Fernando Petracioli, da PC World

07/07/2009 às 14h11

Foto:

A Philips apresentou nesta terça-feira (7/7), em São Paulo, entre outras novidades, uma televisão com tela de 56 polegadas e proporção de 21:9 – formato predominante entre as produções cinematográficas em Blu-ray. De acordo com a empresa, cerca de 60% dos filmes nessa nova mídia usam este padrão.

Batizado de Cinema 21:9, o aparelho promete solucionar o problema de distorção da imagem ou o uso de tarjas pretas (letterboxing) para adequar a reprodução de filmes a televisores que possuem proporção 16:9 ou 4:3.

cinema_21x9_350.jpg

Outros conteúdos
No entanto, para exibir outros tipos de conteúdo, tradicionais produzidos em outros formatos, como canais de TV, videogames e DVDs, a tendência é que haja distorção ou uso de tarjas no novo televisor.

Para contornar essa deficiência, o aparelho virá com uma tecnologia de autoformatação que faz o redimensionamento da imagem com menos deformação do conteúdo; isso porque a adaptação se dará prioritariamente nas extremidades da imagem, onde, teoricamente, não fica o principal do conteúdo exibido.

Por enquanto, a Cinema 21:9 só está disponível em sete países da Europa, ao preço de 5 mil euros. O aparelho deve chegar a outros mercados selecionados no segundo semestre – mas não no Brasil, onde a previsão é de que o lançamento ocorra em 2010.

A Philips apresentou ainda duas novas linhas de TV LCD Full HD, além de novos modelos de home-theaters.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail