Home > Notícias

TVs imensas, carros solares, novos consoles. A CES 2014 terá de tudo

Feira em Las Vegas é a vitrine para os gadgets que irão chamar nossa atenção e ditar o ritmo do mercado ao longo de todo o ano.

Philip Michaels, TechHive

03/01/2014 às 14h39

CES2014_Abre-435px.jpg
Foto:

Dependendo de quem faz a conta, haverá mais de 3200 expositores competindo pela atenção dos visitantes quando a CES abrir suas portas na próxima terça-feira, 7 de Janeiro. Na véspera, fabricantes irão realizar suas tradicionais conferências para a imprensa para apresentar seus novos produtos. Todo este esforço promocional visa convencer o público de que o hardware, software ou serviço que está sendo apresentado está destinado a ser o próximo grande sucesso no mercado da tecnologia.

Mas alguns produtos que parecem incríveis em uma demonstração durante a CES perdem o brilho fora da feira. Talvez a versão final não cumpra as promessas do protótipo, ou o produto não consiga encantar os consumidores. Em mais do que alguns casos, uma "estrela" da CES pode nunca chegar ao mercado. Estas coisas acontecem com mais frequência do que você imagina.

Mas haverá vários produtos interessantes na feira. Você só precisa saber no que prestar atenção e não se deixar distrair pelas luzes brilhantes e afirmações exageradas que virão de Las Vegas na próxima semana.

Nossos colegas no TechHive e na PCWorld EUA já estão a caminho de Las Vegas. Mas, fora possíveis surpresas, já temos uma boa idéia do que esperamos ver. Desde que nenhum de nós se perca dentro dos cavernosos pavilhões do Las Vegas Convention Center.

Haverá um novo console para experimentar

Quem espera grandes anúncios no mercado de games provavelmente terá de aguardar até a E3 em Junho, mas os gamers podem contar com pelo menos uma grande notícia na CES: as Steam Machines da Valve, "consoles" que prometem levar os jogos de PC para a sua sala de estar.

Fabricantes de hardware como a iBuyPower já nos deram uma idéia de com que uma Steam Machine se parece, mas esperamos que a Valve revele mais detalhes sobre sua iniciativa de hardware durante a feira. Alguns protótipos destas máquinas já estão nas mãos de "beta testers" sortudos, e uma versão beta do sistema operacional SteamOS foi lançada no mês passado, mas a Valve está guardando as grandes notícias, incluindo quais fabricantes de PCs irão produzir as Steam Machines, para a próxima semana.

ces2014_steam-580px.jpg
Este é o protótipo da Steam Machine da iBuyPower. Muitas outras devem ser anunciadas na CES 2014

Por que isso importa: o trabalho da Valve com hardware e no SteamOS é parte de um ambicioso esforço para abrir uma nova fronteira para os jogos de PCs: a sala de estar. Estamos ansiosos para saber como as coisas irã se desenrolar ao longo de 2014.

Você pode se interessar por um novo smartphone

Os grandes anúncios no mercado de smartphones tendem a acontecer durante o Mobile World Congress (MWC), realizado em Fevereiro em Barcelona, além de eventos próprios realizados por empresas como a Samsung, Google e Apple.

Dito isto, a CES ainda pode nos trazer novidades. Em 2013 tanto a Samsung quanto a LG lançaram smartphones com telas curvas (Galaxy Round e G Flex, respectivamente), embora apenas na Coréia do Sul. A CES pode ser o local onde as empresas irão anunciar seus planos para um lançamento nos EUA ou no resto do mundo, a não ser que decidam esperar pelo MWC no mês que vem.

ces2014_gflex-580px.jpg
O LG G Flex é um dos primeiros smartphones com tela flexível no mercado

Por que isso importa: novos designs e recursos em smartphones sempre dão o que falar, mas a tecnologia de telas flexíveis, ainda na sua infância, pode mudar profundamente a forma como interagimos com nossos aparelhos.

Veremos muitas TVs 4K, e talvez programas para assistir nelas

Os fabricantes de TVs já deram indícios do que estarão apresentando na CES. A Sony pretende tornar uma TV 4K o principal destaque de sua apresentação, e a LG planeja apresentar uma TV Ultra HD com tela curva de 105 polegadas.

Infelizmente, para os fabricantes de TVs, estes avanços tecnológicos não parecem estar convencendo os consumidores a abrir as carteiras como quando as atuais TVs de alta-definição chegaram ao mercado. Sem contar a questão do tamanho (eu teria de derrubar uma parede em meu apartamento para acomodar uma TV de 105 polegadas), simplesmente não há conteúdo em 4K suficiente para justificar a compra de um novo aparelho.

ces2014_lg_uhd-580px.jpg
Esta TV Ultra HD de 105 polegadas da LG é impressionante na resolução, no tamanho e no preço

É por isso que você deve prestar atenção sempre que a Netflix for mencionada. O serviço de streaming de vídeo fez testes com transmissão de vídeo em Ultra HD em 2013, e os fabricantes devem anunciar na próxima semana Smart TVs com um app do Netflix capaz de transmitir a próxima temporada de House of Cards em 4K.

Por que isso importa: por mais bonitas que estas TVs Ultra HD sejam, até o momento era difícil se empolgar com a tecnologia. Mas os preços estão mudando de "astronômicos" para meramente "salgados" e o conteúdo em 4K está se tornando mais fácil de encontrar, ou seja, as condições estão se tornando propícias para a adoção pelo grande púiblico.

Você irá pegar uma carona com a Google

A CES está se tornando uma vitrine para a tecnologia automotiva, um local onde os fabricantes apresentam tanto novos carros-conceito quando sistemas de informação e entretenimento que aparecerão em novos modelos ao longo do ano. Em 2014 os combustíveis alternativos estarão em destaque: a Toyota irá mostrar pela primeira vez na América do Norte um carro-conceito com célula de combustível, e a Ford irá aproveitar alguns dos mais de 300 dias de sol por ano em Las Vegas para mostrar o C-Max Solar Energi Concept, um carro que pode acompanhar a posição do sol para maximizar a captação de energia. Também esperamos o anúncio de novos avanços no segmento de veículos que se dirigem sozinhos.

ces2014_toyota-580px.jpg
Carro elétrico da Toyota será apresentado nos EUA pela primeira vez durante a CES 2014

Mas a notícia mais importante do mercado automotivo durante a CES virá através do Vale do Silício. A versão 2015 do Hyundai Genesis, que será uma das atrações da feira, pode incorporar recursos do mecanismo de buscas da Google para encontrar destinos no sistema de navegação integrado. E no início desta semana surgiram relatos de que a Google e a Audi podem se unir para criar um sistema de entretenimento de bordo baseado em Android, um anúncio que pode ser feito durante a conferência de imprensa da Audi na manhã de terça-feira.

Por que isso importa: entre os esforços da Google e o sistema iOS in the Car da Apple para integração de iPhones e iPads com sistemas automotivos, a rivalidade entre o Android e o iOS poderá em breve ir além dos dispositivos móveis e literalmente pegar a estrada.

Não faltará o que vestir

As pessoas parecem fascinadas por dispositivos móveis que podem vestir como acessórios, vide o sucesso de aparelhos como o Fitbit e o Nike Fuel Band. Espere ver mais deles durante a CES, com fabricantes anunciando modelos que contam quantos passos você dá, monitoram sua frequência cardíaca ou mostram mensagens sem que você tenha que tirar o smartphone do bolso. 

Provavelmente também veremos os primeiros concorrentes do Google Glass: a Vuzik planeja mostrar os "óculos inteligentes" M100 que demonstrou pela primeira vez durante o Mobile World Congress em 2013, e a GlassUp também promete um protótipo baseado em um conceito similar.

ces2014_smartwatch-580px.jpg
A "pulseira inteligente" da Archos é um dos muitos modelos que chegarão ao mercado neste ano

No segmento de fitness ficarei de olho em aparelhos capazes de combinar dois recursos essenciais: a capacidade de analisar os dados coletados e a oportunidade de divulgar minhas conquistas em redes sociais. Já quanto aos smartwatches, qualquer coisa que consiga evitar o preço alto e funcionalidade limitada dos modelos atuais, como o Smartwatch 2 da Sony e o Galaxy Gear da Samsung, já é um bom começo.

Por que isso importa: muitas empresas estão trabalhando intensamente neste segmento. Provavelmente teremos mais erros do que acertos, mas eventualmente alguém irá surgir com um produto revolucionário. Mesmo que ele não apareça durante a CES neste ano.

Eletrodomésticos inteligentes

A CES se tornou uma imensa vitrine de eletrodomésticos inteligentes e aparelhos para automação doméstica, coisas como lavadoras e refrigeradores que podem ser controlados a partir de seu dispositivo móvel.

Eu não quero que meus aparelhos se conectem a nada além de uma tomada, mas o entusiasmo com produtos como o termostato inteligente da Nest mostra que algumas pessoas mal podem esperar o dia em que poderão conversar com suas torradeiras. Eu gostaria de ver produtos como lâmpadas inteligentes que encoragem melhores hábitos noturnos, como horas de sono mais regulares.

Sabe o que mais poderia ser útil? Um aparelho para sustentar e recuperar um jornalista cansado após três ou quatro dias de CES. Por enquanto eu ficarei de olho em qualquer coisa que prometa manter meus gadgets essenciais carregados, seja um case com bateria ou uma tecnologia de carregamento sem fios. A versão "para humanos" pode esperar até o ano que vem.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail