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TVs: LCD ganha espaço sobre modelos de tubo; plasma fica estável

Um terço das TVs vendidas no Brasil este ano serão de LCD; em 2008, eram 23%. Participação de modelos Full HD deve dobrar em 2009.

Nando Rodrigues, editor-executivo da PC WORLD

13/03/2009 às 7h50

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TVs com tecnologia LCD ganham terreno rapidamente no Brasil, de acordo com números internos da Sony. Em 2008, de cada 100 televisores vendidos, 23% eram de LCD, 4% de plasma e 73% eram modelos de tubo (com tela plana ou não).

William Lima, gerente da linha de produtos de televisores da empresa, estes números estão mudando rapidamente. “Para 2009, estimamos que 36% dos modelos vendidos serão de LCD”, diz. A tecnologia avança sobre os modelos de tubo tradicional. Segundo Lima, a tecnologia CRT deve encerrar o ano com uma participação de 60% dos novos modelos. Já as vendas de modelos de plasma não devem se alterar; a tecnologia está presente em apenas 4% dos televisores vendidos no País.

Alta definição
A Sony diz que os brasileiros começam a tomar gosto pelas TV com alta definição. Em 2008, 78% dos modelos de LCD vendidos pela empresa no Brasil tinham a tecnologia WXGA (1280 por 768 pixels) e apenas 22% eram Full HD (1920 por 1080 pixels). Mas o cenário está mudando.

De acordo com Lima, as projeções apontam que, até o final de 2009, 40% das TVs LCD vendidas localmente serão Full HD, praticamente o dobro do registrado no ano anterior. “E a receita desses dois segmentos deve ser praticamente a mesma”, avalia o gerente.

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