Home > Notícias

Twitpic chega ao iPhone com 4 anos de atraso e inspirado no Instagram

Serviço foi lançado originalmente em 2008. Aplicativo possui recursos para editar e adicionar filtros às fotos

Cauê Fabiano, Macworld Brasil

08/05/2012 às 12h59

Foto:

Lançado em 2008, dois anos depois da criação do próprio Twitter, o Twitpic funciona como um serviço que permite postar fotos nas mensagens do serviço de microblog e, durante muito tempo, foi uma das únicas maneira que os usuários tinham para inserir fotos em seus tweets. Até mesmo o aplicativo do Twitter para iPhone tinha uma opção para inserir as fotos no serviço.

Entretanto, o Twitpic não tinha um aplicativo oficial, e dependia de apps terceirizados para fazer o upload de imagens. Isso mudou com a chegada do Twitpic para iPhone, de acordo com um anúncio feito no blog da empresa. O APP oferece também uma série de recursos não só para hospedar como também para editar as imagens, e acompanhar as fotografias de seus amigos no Twitter.

Com uma interface simples e intuitiva, a página inicial do APP possui uma timeline com as fotografias compartilhadas no serviço pelas pessoas que você segue no Twitter, além das imagens mais populares (bem ao estilo Instagram). As fotos podem ser tiradas a partir do botão principal, no centro inferior da tela ou importadas da biblioteca. 

 

twitpiciphone_435.jpg

Você se lembra de algum filtro parecido com este?

Depois que a imagem foi registrada, é possível acessar um menu para fazer correções de luz e cor, cortar a imagem, mudar a orientação e o brilho. Contudo, o que mais chama atenção são os filtros (ao total são 10) que podem ser adicionados às fotos, o que remete novamente à tendência de fotos artísticas do Instagram - alguns desses efeitos do Twitpic são praticamente idênticos àqueles da rede social recém-adquirida pelo Facebook. Depois de finalizada, o usuário escreve a mensagem que será publicada no Twitter, e o APP gera uma URL para a imagem, que redireciona ao site do Twitpic. 

No entanto, é visível que a demora no lançamento pode prejudicar o sucesso do app. O Twitter já possui seu próprio serviço de hospedagem de imagens desde 2011, e os quatro anos de espera frustraram os usuários, que já estão entretidos entre os mais de 50 milhões de pessoas no Instagram. De qualquer maneira, o app é bem feito, e merece uma chance; o Twitpic é gratuito e está disponível para iPhone, iPad e iPod Touch com iOS 5 ou superior. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail