Home > Notícias

Twitter adota medidas para combater o envio de links maliciosos

Agora, site exibe uma mensagem de alerta caso o internauta digite o endereço de uma página que pode conter programas maliciosos ou vírus.

Redação do IDG Now!

03/08/2009 às 13h23

Foto:

O Twitter é um sucesso e a cada dia mais pessoas se inscrevem no site, que mistura rede social com microblog. Mas um dos problemas é que o site pode ser usado para espalhar links maliciosos rapidamente.

Para conter esse problema, o site está adotando uma nova postura em relação aos links maliciosos. Toda vez que um usuário tentar postar um link para um site malicioso, o site exibirá um alerta com os seguintes dizeres: “Your Tweet contained a URL to a known malware site!” (Sua mensagem contém um link para um site malicioso).

A mudança na abordagem foi identificada primeiramente por especialistas de segurança da F-Secure, que a consideram uma boa medida para garantir que ataques se espalhem pelo site. Por outro lado, o site não consegue combater os links encurtados que são muito usados no Twitter.

Esses links curtos redirecionam os internautas a sites: e alguns deles podem ser maliciosos e contaminar o computador do internauta com vírus e outros programas maliciosos. Alguns dos serviços usados para reduzir o tamanho de links, como o Bit.ly checam os endereços para ver se eles levam os usuários a páginas maliciosas. Outros serviços, porém, não são tão eficientes quanto esse.

Outro site que tem um problema semelhante é o Facebook. A rede social, porém, parece estar tendo sucesso no combate aos links maliciosos, pois o número de ameaças no site caiu drasticamente nos últimos tempos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail