Home > Notícias

Twitter agora permite que usuários baixem um histórico de seus tweets

Ainda em fase de implementação, novo recurso permite o download de um arquivo contendo todos os seus posts na rede social.

John P. Mello Jr., PC World / EUA

17/12/2012 às 12h43

Foto:

O Twitter começou a liberar um recurso prometido no início deste ano que permite aos seus usuários baixar para seus computadores um arquivo com seus tweets.

A ação acontece em meio a concorrência crescente no cenário da mídia social. Há algum tempo, o Facebook liberou um recurso similar para os seus membros. Em abril, a rede social expandiu a ferramenta "Download Your Information" (Baixe suas Informações, em tradução) e incluiu nos arquivos baixados os nomes utilizados pelo usuário, solicitações de amigos e endereços de IP usados para acessar a rede social.

A liberação da ferramenta no Twitter foi divulgada por usuários do próprio serviço. O usuário "Psanta" disse que "se o recurso estiver ativado na sua conta, você vai encontrá-lo na parte inferior da página de configurações”. Ele explica, no entanto, que a ferramenta está sendo gradualmente implementada pela rede social e ainda não está disponível para todos.

Outro membro do Twitter, Navjot Singh, também teve o recurso ativado em sua conta. Depois de selecionar a opção em suas configurações, ele recebeu um e-mail com instruções sobre o que fazer para obter o seu arquivo. Segundo o The Next Web, que obteve uma cópia do e-mail, as instruções do Twitter diziam:

"Estamos felizes em dizer que o arquivo que você solicitou já está disponível para download. Seu arquivo pode conter conteúdo sigiloso. Então por favor, mantenha isso em mente antes de compartilhá-lo com ninguém."

No final da mensagem havia um link para download do arquivo.

Singh, que aparentemente não tinha qualquer informação privada em seu arquivo, enviou uma cópia ao jornalista do The Next Web, Martin Bryant, que confirmou que era arquivo HTML semelhante a uma página do Twitter. As mensagens são organizadas por mês e o usuário pode pesquisá-las também.

O The Next Web confirmou a liberação do recurso com uma segunda fonte - um tradutor coreano, que recebeu a tarefa do Twitter de traduzir uma mensagem que informava a seus membros sobre o novo recurso de arquivamento. Essa mensagem dizia:

"Você pode solicitar um arquivo que contém suas informações, começando pelo seu primeiro tweet. Um link será enviado a você quando o arquivo está pronto para ser baixado."

No início deste ano, o CEO do Twitter, Dick Costolo, disse que o serviço de microblog estava trabalhando em um recurso de arquivamento e que estaria pronto no final do ano.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail