Home > Notícias

Twitter pode ser usado para prever variações na bolsa, diz estudo

Pesquisadores conseguiram saber com 87,6% de precisão quais seriam as alterações do índice Dow Jones, por exemplo.

IDG News Service

21/10/2010 às 11h52

Foto:

O que é o Twitter para você? Para alguns pesquisadores da universidade norte-americana Cornell, a rede social é uma janela onde é possível observar o que as pessoas pensam e como isso pode influenciar, por exemplo, o mercado de ações. De acordo com um recente estudo publicado no site arXiv.org é possível prever certas tendências, especificamente, o comportamento da bolsa de valores somente com o Twitter.

Tudo provém da crença de que o fluxo e o refluxo das ações são impulsionados pela tomada de decisão, em vez de inspirados na reação a uma nova notícia. Para provar isso, eles estudaram, ao longo de dez meses, cerca de dez milhões de tweets de três milhões de usuários. Para o relatório, os pesquisadores se concentraram, principalmente, em mensagens sobre sentimentos. 

A parte mais interessante do trabalho é que, aparentemente, a tese parece funcionar. "Nós obtivemos uma precisão de 87,6% ao tentar prever as alterações diárias de subida e descida do índice Dow Jones e uma redução de 6% em relação a porcentagem média de erros (em inglês, Mean Average Percentage Error). Esses percentuais são ótimos se pensarmos que eles foram obtidos a partir de uma ferramenta de 144 caracteres.

Eu sempre pensei no Twitter como um recurso fantástico para divulgação de notícias e agregação social, com uma incrível capacidade de atualização imediata sobre eventos ou fatos que estão acontecendo ao redor do mundo. Casos relativamente recentes como as eleições no Irã, onde a censura à imprensa estrangeira foi quebrada por usuários da rede social, que protestaram contra o presidente presidente Mahmoud Ahmadinejad. O governo dos EUA também pediu ao Twitter para não executar uma atualização planejada (que diminuiria o tempo de atualização) para manter o fluxo de informações provenientes do Irã. Além disso, qualquer pessoa com acesso à Internet tem acesso fácil ao serviço, sem estar sob o controle de nenhuma autoridade central. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail