Home > Notícias

Twitter sofre ataque de vírus no fim de semana

Jovem de 17 anos criou as pragas que se espalharam pelo microblog no sábado e domingo

Computerworld / EUA

13/04/2009 às 8h27

Foto:

O Twitter foi atacado por duas pragas diferentes neste fim de semana, criadas por um adolescente de 17 anos. O site admitiu o problema e disse que pretende reforçar sua segurança. “Por volta das 2 horas da manhã (horário norte-americano) de sábado, quatro contas foram criadas e usadas para espalhar uma praga no Twitter”, disse Biz Stone, co-fundador da empresa.

“Das 7h30 até as 11h da manhã, nossa equipe de segurança trabalhou para eliminar os problemas”, disse o executivo. No total, o site admitiu que 90 contas de usuários foram comprometidas. “Nós identificamos e protegemos essas contas”, disse Stone.

A praga, batizada de “StalkDaily”, foi criada por Michael “Mikkey” Mooney e explorou uma vulnerabilidade no código JavaScript do Twitter. Um usuário falso mandava mensagens maliciosas pelo Twitter.

Ao clicar nessa mensagem, os usuários eram contaminados automaticamente. Uma vez infectados, eles começavam a disparar mensagens para promover o site StalkDaily, que também eram maliciosas e contaminavam mais usuários.

As mensagens carregavam propagandas como “I Love www.StalkDaily.com” (Eu amo o StalkDaily) e “Dude, www.StalkDaily.com is awesome” (Cara, o StalkDaily é fantástico). O segundo ataque começou no fim do sábado e comprometeu 100 contas diferentes. 

O terceiro ataque começou no domingo e foi causado por uma variante do primeiro vírus, chamado “Mikkey”. “No total, nós identificamos e deletamos 10 mil tweets maliciosos que poderiam continuar propagando o vírus”, afirmou Stone.

Em uma entrevista ao site Net News Daily, Mikkey Mooney disse que criou os vírus porque estava “entediado”. “Era noite e eu não tinha nada melhor para fazer”, afirmou. O adolescente afirmou ainda que sabe que pode ser preso por causa do problema.

“Eu me sinto mal pelo que aconteceu, mas não fui eu quem deixou a vulnerabilidade desprotegida”, disse. “Eu não estou preocupado, apesar de saber que posso parar na cadeia por isso.”

Contatado pela reportagem do Computerworld dos EUA, o Twitter não disse se tomaria alguma medida judicial contra o adolescente. Mikko Hypponen, diretor de pesquisa da F-Secure, alertou que novas variantes dos vírus podem aparecer nos próximos dias e devem cessar até o fim da semana.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail