Uber | Golpe ‘Treme Treme’ deixa as corridas até quatro vezes mais caras

Usuários são enganados e só descobrem ao final da viagem

Foto: Shutterstock
https://pcworld.com.br/uber-golpe-treme-treme-deixa-as-corridas-ate-quatro-vezes-mais-caras/
Clique para copiar

Um novo golpe tem ganhado espaço entre motoristas do Uber. Batizada de Treme Treme, a fraude deixa as corridas até quatro vezes mais caras ao burlar o sistema de navegação do aplicativo, e o usuário só percebe que foi vítima quando a viagem é concluída pelo condutor. A prática já foi identificada pela empresa, que informou punir os condutores que usam a ação para lucrar ilegalmente.

Em entrevista ao site Hoje em Dia, um motorista do Uber que não quis se identificar explica que o esquema ilegal acontece quando o motorista burla o GPS do celular. Ao realizar esse procedimento, o condutor inicia uma corrida, para então tirar a localização e colocar o aparelho no modo econômico. Dessa forma, o GPS fica perdido e traça rotas que deixam o trajeto mais longo.

Por estar no modo econômico, os celulares do motorista e do passageiro deixam de receber atualizações de trajeto automaticamente. Ou seja, o usuário nem percebe que o valor da corrida é inflado durante o percurso.

Ainda segundo o motorista anônimo, a diferença aceitável entre o valor estimado e o valor cobrado ao final de cada corrida precisa ser menor que R$ 1 – e isso caso tenha trânsito no trajeto. Além disso, o golpe só funciona em aparelhos Android, sendo o Rio de Janeiro o local onde a fraude é mais praticada. “Por isso, o usuário tem que ficar muito atento. Ao finalizar a corrida, ele deve prestar atenção se o valor que foi cobrado bate com o estimado quando fez a solicitação da corrida”, disse.

O que o Uber diz

Em resposta, o Uber disse que os motoristas que aplicam o golpe são punidos e ficam indisponíveis para trabalhar usando a plataforma. Em contrapartida, a empresa não confirmou quantos motoristas foram descredenciados. “A Uber mantém equipes e tecnologias permanentemente analisando viagens suspeitas ou violações de termos de uso. Caso alguma irregularidade seja comprovada, os envolvidos podem ser descredenciados da plataforma”, declarou a companhia.

Como fazer uma denúncia

Caso suspeite de que tenha sido vítima de um golpe, o usuário pode efetuar uma denúncia pelo próprio app do Uber. Basta clicar no ícone de três barras no canto superior esquerdo da tela, selecionar a opção Suas Viagens, tocar no trajeto suspeito e finalizar selecionando Opiniões sobre motorista ou Tive outro problema. O Uber então analisará o caso e entrará em contato com o usuário pelo aplicativo ou por e-mail.

Fonte: Hoje em Dia

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site