Home > Notícias

Ubuntu 10.04 beta 1 está disponível para download

Nova versão do sistema operacional Linux altera visual, oferece boot mais rápido e vem com módulo de suporte a redes sociais.

René Ribeiro, da PC World

21/03/2010 às 16h49

ubuntu10.04-150.jpg
Foto:

ubuntu10-04-150.jpgJá está disponível para download a versão 10.04 beta 1 do sistema operacional Ubuntu. Conhecida pelo codinome Lucid Lynx, a versão final 10.04 tem previsão de lançamento em 29 de abril, como mostra a linha de tempo do site wiki do desenvolvedor.

O visual foi modificado, no qual a cor do tema principal agora possui um tom de roxo e até o logotipo ganhou uma fonte nova, como mostra a ilustração acima. Outras mudanças significativas estão no tempo reduzido de inicialização e o Me Menu, que fornece uma interface unificada para gerenciar mensagens instantâneas e serviços de redes sociais.

Uma caixa de texto incorporada ao menu permite aos usuários publicarem mensagens de status para todas as suas contas. Ele também proporciona fácil acesso à conta padrão e ferramentas de configuração.

O driver chamado Nouveau será padrão para placas de vídeo nVidia com melhor suporte para detectar a resolução nativa do monitor e também processamento mais rápido para manipular gráficos em 2D.

Na página de download o desenvolvedor informa que a memória mínima para rodar essa versão beta é de apenas 256 MB. Existe ainda uma  versão 10.04 beta 1, no site do Ubuntu, para desktops e servidores. Como é uma versão ainda em desenvolvimento, é interessante não instalar em computadores que são utilizado em rotinas de trabalho diário.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail