Home > Notícias

Ubuntu 10.10 será lançado em 10 de outubro

Versão inclui a nova interface Unity, adaptada para dispositivos com telas menores, como netbooks.

IDG News Service

07/10/2010 às 11h00

Foto:

Com o intuito de ampliar a base de usuários Linux, a Canonical anunciou na última quinta-feira (7/10) que lançará uma atualização do sistema operacional Ubuntu para computadores e netbooks, incluindo melhorias na interface e na instalação de aplicativos. O Ubuntu 10.10 Desktop e Netbook estará disponível no próximo domingo (10/10), como também a edição Server Edition, voltada para servidores, com recursos adaptados para computação em nuvem.

De acordo com a fabricante, existem em todo o mundo 12 milhões de computadores com o seu sistema Linux, que é uma alternativa ao Windows, da Microsoft. A versão para netbook apresenta uma interface chamada "Unity", ajustada para telas menores e com atalhos para a execução de aplicações e localização de arquivos e pastas.

"Basicamente, o Ubuntu 10.10 foi otimizado para tornar o uso em um netbook ainda mais fácil e claro”, explicou Steve George, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Canonical.

As edições para desktop e netbook incluem recursos multi-touch para ações básicas, sobretudo no gerenciamento de janelas. No futuro, a companhia planeja extender este recurso também para outros softwares.

"A principal novidade no Ubuntu para desktops é que temos trabalhado para torná-lo mais fácil de instalar, de usar e de explorar; tanto quanto um navegador, Skype ou um aplicativo de OpenOffice", disse ele. 

A Canonical também está expandindo os serviços para seu serviço online Ubuntu One com a versão para desktop, oferecendo melhorias de desempenho e interoperabilidade com outros sistemas como Android, da Google, o iOS, da Apple, e o Windows ,da Microsoft.

A implementação básica do Ubuntu One oferece uma nuvem de compartilhamento e sincronização de arquivos, contatos, favoritos e notas, com 2 GB de armazenamento.

A empresa também está lançando seu Ubuntu Server on Cloud 10, permitindo aos usuários experimentar o Ubuntu Server Edition 10.10 na plataforma Amazon Elastic Computer Cloud gratuitamente durante uma hora.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail