Home > Notícias

Ubuntu 11.04 já está disponível para download

Sistema tem como principal destaque uma nova interface com o usuário, batizada de “Unity”

Rafael Rigues, PC World Brasil

28/04/2011 às 12h07

Foto:

A versão 11.04 do Ubuntu (codinome "Natty Narwhal"), uma das distribuições Linux mais populares da atualidade, já está disponível para download. O principal destaque nesta versão é uma nova interface com o usuário, batizada de Unity, que substitui o tradicional desktop das versões anteriores.

Entre os principais conceitos da Unity estão o Launcher, uma barra de atalhos similar à dock do Mac OS X que fica na lateral esquerda da tela, o Dash, um painel que permite acesso rápido a aplicativos e documentos a partir de um sistema de buscas, e os Workspaces, espaços virtuais que facilitam a organização do desktop, permitindo que os aplicativos sejam separados em grupos.

A versão do Unity utilizada no Ubuntu 11.04 é uma evolução da interface usada em netbooks no Ubuntu 10.10, lançado em outubro passado. O usuário ainda tem a opção de retornar à interface desktop das versões anteriores, batizada de “Ubuntu Classic”, se desejar.

Só há duas variantes oficiais do Ubuntu 11.04: desktop e servidor, para sistemas com processadores de 32 ou 64 Bits. A versão “netbook” foi extinta, e seus recursos incorporados à versão Desktop.

O sistema pode ser baixado gratuitamente (são cerca de 700 MB) a partir do site oficial, em www.ubuntu.com. O arquivo ISO deve ser gravado em um CD ou pendrive seguindo as instruções do site. O mesmo CD (ou pendrive) pode ser usado para experimentar o sistema antes de instalá-lo, sem a necessidade de modificar nenhum arquivo no computador. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail