Home > Notícias

Versão 9.10 do Ubuntu traz interface mais amigável

A intenção da nova edição do Ubuntu é aproximar o usuário comum do sistema operacional Linux, com ícones mais intuitivos e instalação de aplicativos de forma mais simplificada.

René Ribeiro, da PC WORLD

26/10/2009 às 16h45

Ubuntu_ilustra150.jpg
Foto:

ubuntu_ilustra150.jpgA Canonical anunciou hoje o lançamento do Ubuntu 9.10 Desktop Edition, que estará disponível para download gratuito a partir de quinta-feira, dia 29 de outubro. O Ubuntu 9.10 traz mudanças grandes e pequenas, todas com o propósito comum de torná-lo o mais amigável possível.

O Ubuntu 9.10 oferece o boot e o login mais rápidos, uma estrutura de áudio renovada e uma melhor conectividade de banda larga 3G. O Ubuntu 9.10 também inclui a integração do ‘Ubuntu One’ como um componente padrão do desktop. O Ubuntu One é um pacote de serviços online, baseado em cloud computing, lançado na versão beta em maio de 2009.

O Ubuntu One facilita os processos de backup, a sincronização e o compartilhamento de arquivos. Também traz características como sincronização de contatos e sistema de recados e lembretes (Tomboy notes). O serviço é totalmente integrado com o Ubuntu 9.10 e gratuito até 2GB de armazenamento. O site pode ser visitado nesse link.

O Ubuntu 9.10 também traz novidades para os desenvolvedores, que transformam o Ubuntu em plataforma para desenvolvimento Linux. Os desenvolvedores interessados em escrever aplicativos que rodem no Ubuntu agora possuem um conjunto simplificado de ferramentas chamado ‘Quickly’, que torna fácil automatizar tarefas repetitivas da programação.

software_center.jpg

Tela do Ubuntu Software Centre: ícones mais intuitivos para o usuário final

O Quickly também ajuda os usuários a ‘empacotar’ os códigos e distribuí-los por meio dos repositórios de software da Ubuntu. Os desenvolvedores para o Ubuntu agora encontrarão todos os códigos hospedados na versão Bazaar, que faz parte do website de colaboração totalmente voltado para o código aberto, o Launchpad.

As melhorias em larga escala incluem a atualização do Ubuntu Software Centre, que trata as funcionalidades de uma forma mais fácil para o entendimento do usuário comum – levando o mundo dos aplicativos de código aberto para mais perto desses usuários.

Os usuários de netbooks e smartbooks também ganham mais facilidade com as melhorias na interface Remix para Netbooks do Ubuntu 9.10, que mantém o padrão de oferecer uma experiência mais fácil para o usuário em máquinas pequenas. Assim como o Ubuntu 9.10 para desktops, o Ubuntu Netbook Remix integrará o programa de mensagens instantâneas Empathy, que facilita a transferência de arquivos de texto, voz e vídeo.

>> Baixe agora o Ubuntu 9.10

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail