Home > Notícias

UIT aprova padrão de TV de “Ultra Alta Definição”

A UHDTV permite resoluções de até 7680 por 4320 pixels, 16 vezes a de uma HDTV comum, com taxas de atualização de até 120Hz.

Jay Alabaster, Computerworld/EUA

24/08/2012 às 18h43

Foto:

Um novo formato de televisão, com 16 vezes a resolução de uma atual TV de Alta Resolução (HD), foi aprovado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), de acordo com um funcionário da NHK, estação pública de rádio do Japão, e outro do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações japonês.

O padrão UHDTV (sigla para “Ultra High Definition Television”) permite programação e transmissão em resoluções de até 7680 por 4320, com taxas de atualização de até 120Hz. O Japão vem tentando a aprovação internacional do novo formato, projetado e desenvolvido pela NHK.  O padrão também inclui um layout menor,  de 3840 por 2160 pixels. As duas resoluções são comumente referidas por suas contagens de pixels horizontais: 8k e 4k.


Protótipo de TV 8K da Sharp, mostrado durante a CES 2012

Um documento publicado pela UIT no início deste ano disse que o mesmo padrão será usado tanto em salas de estar quanto em amplos espaços públicos, incluindo as telas de grandes dimensões utilizadas em cinemas e recintos desportivos. A NHK e os fabricantes japoneses de eletrônicos ainda estão trabalhando na implementação do formato, abordando questões como a compressão de alta velocidade necessária para enviar os sinais pelo ar, os vastos requisitos de armazenamento e problemas técnicos com o desenvolvimento de câmeras avançadas. Espera-se que a adoção coloque o Japão em vantagem na corrida pela  próxima geração de
televisores. A NHK afirmou que espera começar as transmissões
experimentais do formato, que chama de Super Hi-Vision, em 2020.

Padrões internacionais de especificações de áudio, bem como formatos de transmissão, ainda precisam de autorização. A NHK está defendendo um formato de áudio multicanal 22.2. Fabricantes japoneses de eletrônicos, como Panasonic e Sharp, também
apresentaram aparelhos UHDTV de telas imensas. E a Sony e JVC lançaram
projetores 4k.

Na quarta-feira (22/8), a empresa sul-coreana LG anunciou que em breve começará a venda de uma TV de 84 polegadas, capaz de mostrar 4k, por cerca de US$ 22 mil, embora a empresa admita que ainda existe pouco conteúdo disponível nessa resolução. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail