Home > Notícias

Ultraportátil Sharp será o primeiro a vir equipado com Centrinho Atom

Modelo D4, que será oferecido pela operadora japonesa Willcom a patir de junho, mediante compra de plano de dados por dois anos.

IDG News Service/Japão

14/04/2008 às 10h13

Foto:

O primeiro ultraportátil baseado no chip Centrino Atom, da Intel, chega ao mercado em junho, com fabricação da Sharp para a operadora móvel japonesa Willcom.

O modelo D4 custará 395 dólares com um plano ilimitado de dados por 21 dólares ao mês - contrato de dois anos. A operadora Willcom não venderá o D4 sem o serviço de rede.

A Intel lançou o Centrino Atom no Intel Developer Forum, na China, mas apenas mostrou protótipos de PCs portáteis com os novos chips.

Executivos da Intel, contudo, prometeram que 20 dispositivos estão sendo criados e chegarão em breve ao mercado - o D4 é provavelmente um deles.

O chip Centrino Atom foi criado para pequenos dispositivos baseados no Linux, o que a Intel chama de dispositivos móveis de internet, ou MIDs, com preços a partir de 500 dólares, segundo a Intel.

Com peso de 470 gramas e medidas de 84 milímetros x 192 milímetros x 26 milímetros, o D4 é portátil, mas não cabe no bolso.

Para facilitar as chamadas no dispositivo, a Willcom oferecerá um celular menor como opção. O dispositivo se conectará ao D4 por Bluetooth.
++++
O ultraportátil usa o processador Atom de 1,33 GHz, tem tela widescreen de 5 polegadas, 1 GB de memória RAM, disco rígido com 40 GB e câmera de 2 megapixels. Além disso, possui suporte à rede de dados PHS (do inglês Personal Handyphone System) da Willcom e Wi-Fi.

O D4 roda o Windows Vista Home Premium ao invés de uma versão móvel do Linux, e inclui o Microsoft Office Personal 2007.

Uma área de enfoque será a navegação pessoal. A IO Data, do Japão, anunciou, nesta segunda-feira (14/04), planos de oferecer um receptor GPS (do inglês Global Positioning System) para o D4. As empresas de serviços de mapas MapFan e Navitime afirmam que oferecerão aplicações para o D4.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail