Home > Notícias

Ultraportátil X300, da Lenovo, estará disponível no Brasil em 30 dias

Modelo da linha ThinkPad custa 7.999 reais em sua configuração mais barata; o Idea Pad, voltado para o varejo, chega até dezembro.

Por Nando Rodrigues, editor da PC World

26/02/2008 às 13h41

Foto:

Atualizado às 15h24min.

Guardado em uma caixa de camisa e envolvido por dois envelopes de papel – desses usados para envio de correspondências internas em qualquer escritório (alguém ainda faz isso?) para provar que o equipamento é de fato pequeno, a Lenovo mostrou para a imprensa brasileira, na manhã desta terça-feira (26/02), o ThinkPad X300, notebook portátil que chega para competir com o MacBook Air no quesito de menor e mais fino notebook do mundo.

> Galeria: veja detalhes do X300
> Confira o desempenho do ultrafino da Lenovo

Não espere nada de muito fantástico em termos de design. Além de ser o primeiro equipamento da fabricante a ostentar o logotipo da empresa no gabinete, ele mantém as linhas sóbrias que caracterizam a família ThinkPad.

Em sua configuração básica, ele pesa 1,31 quilo e mede 1,85 centímetro na sua parte mais fina – o equivalente ao diâmetro de uma moeda de 25 centavos de real. O lançamento da Apple, apresentado na MacWorld em janeiro, bem mais fino, apenas 0,4 cm, porém mais pesado (1,36kg).

x300_430
ThinkPad X300: ultraportátil voltado para o mercado corporativo

Diferentemente das linhas arrojadas que marcam o produto da empresa de Steve Jobs, o X300 acompanha o projeto da família ThinkPad, mais robusta e durável.

Fabricado em fibra de vidro e carbono, para proteger o dispositivo de pequenas quedas. Durante a apresentação, ele chegou a ser jogado no chão de uma altura de pouco mais de 50cm e foi ‘pisado’ por um funcionário da Lenovo, que alegou pesar 89kg.

Leia também:
> Conheça o desempenho do MacBook Air nas tarefas do dia-a-dia

A versão básica, que vem com processador Intel Core 2 Duo SL7100 de 1,2 GHz, 2GB de RAM DDR2 (expansível até 4GB), drive SSD de 64 GB, bateria de 3 células, rede sem fio e Ethernet, Bluetooth, webcam integrada, mouse touchpad, trackpoint e leitor biométrico, vai custar 7.999 reais. O equipamento estará a venda a partir da próxima semana, mas as entregas só devem acontecer em cerca de 30 dias.

“Não há no mercado um produto semelhante que não abra mão de funcionalidades importantes e da mobilidade para alcançar um preço menor”, afirma Marcelo Medeiros, presidente da Lenovo no Brasil. Em tempo, o MacBook Air custa 6.199 reais (mais do que o dobro do preço nos Estados Unidos).

O X300 é voltado para uso corporativo, mas e Lenovo pretende trazer, até o final do ano, sua linha de notebooks com foco no mercado consumidor, a Idea Pad. “O varejo é um segmento importantíssimo que não pode ser desprezado. Mas no Brasil existem apenas algumas ações controladas, com o Ponto Frio, Extra e Submarino. Ainda não estamos jogando no campo todo”, diz Medeiros.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail