Home > Notícias

Um Cadillac High-Tech

Sistema de bordo “Cadillac User Experience”, presente em alguns modelos da linha 2013 da marca, combina entretenimento, navegação e segurança numa experiência de alta tecnologia.

Martyn Williams, IDG News Service

30/08/2012 às 17h51

Foto:

Sente-se atrás do volante de qualquer novo carro e você irá rapidamente compreender a atual importância dos eletrônicos e gadgets na indústria automotiva. As montadoras estão começando a dedicar tanto esforço aos seus sistemas de entretenimento e navegação quando à mecânica, e isso resulta em alguns veículos cheios de tecnologia bastante avançada, como o Cadillac XTS.

cadillaccue_frente-360px.jpg
Cadillac XTS 2013: um carro cheio de tecnologia

O sedã, que chega às concessionárias nos EUA em breve, é equipado com o CUE, ou “Cadillac User Experience”, um sistema eletrônico que mistura navegação e entretenimento com recursos de segurança e reconhecimento de comandos de voz, como no Siri da Apple.

Todo o sistema é centrado em uma tela de 8” sensível ao toque instalada no topo do console central, mas há duas outras telas: um conjunto digital de instrumentos atrás do volante e um “heads-up display” que projeta informações de navegação no pára-brisa.

A tela sensível ao toque controla a maioria das funções de entretenimento como o rádio FM, rádio via satélite (Sirius XM) e, através de conexão com um smartphone, o serviço de streaming de áudio Pandora. Além disso ela também é usada para comandar os sistemas de navegação e climatização e informar a previsão do tempo.

cadillaccue_tela-360px.jpg
Tela central do sistema CUE

Abaixo da tela há uma série de botões sensíveis ao toque para controlar coisas como o volume do som, mas o melhor deles é um na parte inferior do console, que quando tocado revela um compartimento oculto que ocupa toda a porção inferior da coluna central, com capacidade de 1.8 litros e um conector USB iluminado para recarregar gadgets como um smartphone ou iPod. Se o gadget for um smartphone o CUE pode acessar sua conexão de dados, e até direcionar chamadas para o sistema de som interno, sem intervenção do usuário.

Outro recurso interessante fica no rodapé da tela principal, onde o motorista pode criar atalhos que podem apontar para estações de rádio favoritas, números de telefone ou destinos de navegação. É possível misturar os diferentes tipos, então você pode ter atalhos para duas estações de rádio ao lado do endereço do escritório e atalhos para os telefones de casa e de um amigo.

Para quem não gosta de botões, há um sistema de reconhecimento de voz. Baseado em tecnologia da Nuance, ele funcionou bem durante os testes, mas a implementação é um tanto quanto desajeitada. “Device initializing. Command please” (“Dispositivo inicializando. Comando, por favor”), diz uma voz quando o motorista inicia o sistema. Não tão amigável quanto o “bipe” do Siri em um iPhone. E durante o processo parece mais que você está respondendo um questionário do que dizendo ao carro o que fazer.

  • Carro: "What type of destination?" (Qual tipo de destino?)
  • Motorista: "Place of interest" (Ponto de interesse)
  • Carro: "Name the P-O-I nearby or say change location" (Informe o ponto de interesse próximo ou diga “mudar local”)
  • Motorista: "Grocery stores" (Mercearias)
  • Carro: "Grocery stores. Correct?" (Mercearias. Está correto?)
  • Motorista: "Yes" (Sim)

Talvez as telas que mais contribuam para a experiência com o carro, ao menos para o motorista, sejam aqueles atrás do volante (painel de instrumentos) e no pára-brisa (HUD - Heads Up Display). Ambas são personalizáveis: há quatro estilos disponíveis para o painel de instrumentos, e eles podem ser modificados com a adição de coisas como um mini-mapa de navegação ou um indicador de qual música está tocando.

cadillaccue_dash-360px.jpg
Tela com painel de instrumentos personalizável, atrás do volante

“Os usuários estão começando a esperar algo assim”, disse Matt Higstrom, designer de interação da General Motors. “O CUE dá a sensação de uma solução mais integrada do que nossos sistemas anteriores. E a apresenta de uma forma muito mais amigável, já que implementamos a tela capacitiva sensível ao toque. Com isso os usuários podem navegar rapidamente pela agenda, como fariam num iPhone ou iPad, e até personalizar o layout dos instrumentos. Esta personalização é algo que não havíamos feito no passado.”

A Cadillac também equipou o assento do motorista com um sistema que vibra quando o carro detecta um pedestre à frente ou atrás quando em movimento. Isto pode ser especialmente útil em estacionamentos, quando há pessoas andando entre os carros e vários deles manobrando.

O CUE estará disponível nos modelos 2013 de alguns carros da Cadillac nos EUA.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail