Home > Notícias

Um em cada cinco Macs possui malware para Windows, diz pesquisa

Levantamento da Sophos também mostra que computadores da Apple possuem apenas 2,7% de malware específicos para OS X; especialistas pedem que usuários usem antivírus

Macworld / EUA

24/04/2012 às 14h28

Foto:

Um em cada cinco Macs possuem malware para Windows, revela uma pesquisa recente da empresa de antivírus Sophos. O levantamento também descobriu que apenas 1 em cada 36 computadores da Apple possuem malware criados especificamente para o sistema OS X. Para chegar a esse resultado, a companhia de segurança coletou estatísticas de 100 mil Macs que rodam seu antivírus gratuito.

Vale notar que um malware para Windows não pode causar nenhum mal em um Mac, a não ser que o computador em questão tenha o Windows instalado como um sistema operacional secundário.

No entanto, arquivos maliciosos desse tipo ainda podem ser transferidos sem conhecimento por usuários Mac para máquinas Windows por meio do compartilhamento de arquivos, pen drives, HDs externos e outros aparelhos de mídia removíveis.

A análise da Sopho também revelou que 2,7% dos 100 mil Macs verificados possuíam malware criados especificamente para o sistema da Apple e que 75% deles eram formados pelo recente Flashback Trojan, que já infectou mais de 600 mil Macs.

O segundo malware específico para Macs mais encontrado pela Sophos foi o OSX/FakeAV, com 18% do total. E atrás dele ficou o OSX/RSPlug, uma versão para OS X do Trojan DNSChanger, com 5,5% do total. 

“Alguns fãs da Apple podem se sentir aliviados por terem sete vezes mais chances de terem malware Windows em seus Macs do que ameaças específicas para OS X, mas eles não deveriam”, afirmou o consultor sênio de tecnologia da Sophos, Graham Cluley. “O que os usuários de Mac realmente precisam fazer é proteger seus computadores agora (na verdade não há desculpa, uma vez que existem software antivírus gratuitos para Macs), ou arriscar permitir que o problema de malware nos Macs fique tão grande quanto a questão para os usuários de PCs no futuro.”

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail