Home > Notícias

Cresce o número de blogueiros que se considera jornalista

Mas apenas 20% deles obtêm a maior parte de sua renda a partir do blog, índice pouco acima do registrado em 2009.

Redação do IDG Now!

07/04/2010 às 16h31

Foto:

Levantamento realizado pela PR Week e PR Newswire constatou que 52% dos blogueiros norte-americanos se consideram jornalistas. O resultado representa um aumento considerável em relação ao ano anterior, quando apenas um em cada três blogueiros associavam seu trabalho com jornalismo. A pesquisa ouviu 1.568 blogueiros de mídias tradicionais e não tradicionais, além de 1.670 blogueiros relações públicas.

Apesar do alto índice de percepção como jornalista profissioniais, apenas 20% deles (um em cada cinco) obtém a maior parte de seus ganhos por meio de seus blogs, pouco acima do índice registrado na pesquisa anterior.

O relatório revela ainda que 91% dos blogueiros e 68% de repórteres que trabalham exclusivamente na web utilizam outros ("sempre" ou "algumas vezes) blogs como fonte de pesquisae pesquisas, incidência bem menor em jornalistas de mídia impressa (35% dos profissionais que trabalham em jornais; e 38% dos jornalistas de revistas). 

As redes sociais também têm impacto diferente, dependendo do profissional: 64% dos blogueiros e 36% dos repórteres online disseram utilizar o Twitter  como ferramenta de pesquisa, enquanto apenas 19% dos repórteres de jornais e 17% dos profissionais de revistas fazem pesquisas no serviço de microblogs.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail