Home > Notícias

Um em cada quatro norte-americanos lê jornais pela web todos os dias

Estudo aponta que, em 2006, 18% dos leitores dos EUA leram notícias na rede. Leitura de impressos, enquanto isso, sofre queda.

Redação do IDG Now!

18/08/2008 às 15h48

Foto:

Desde 2006, a leitura diária de notícias na internet cresceu cerca de um terço, de 18% para 25%, revelou estudo da Pew Research Center for the People & the Press nesta segunda-feira (18/08).

O relatório bienal aponta que, enquanto o público de impressos cai, o
de jornais online aumenta. Quando questionados se leram notícias um dia
antes da pesquisa, 29% dos entrevistados disseram ter lido um jornal na
web - contra 23% em 2006.

Já no caso de leituras em impressos, o número caiu de 40% em 2006 para 34% este ano. Segundo relatório da AdAge, a web roubou 1 bilhão de dólares de publicidade de jornais e TV nos EUA.

O total de norte-americanos que lêem notícias online ao menos três vezes por semana, por sua vez, também cresceu - de 31% em 2006 para 37% em 2007.

Atualmente, 44% das pessoas com nível superior de escolaridade lêem jornais online, contra apenas 11% dos que estudaram até o Ensino Médio.

Do público que lê jornais online, 13% gastou mais de meia hora com as leituras. Entre os leitores de jornais impressos, 20% passaram mais de 30 minutos lendo notícias.

Em 2007, o tempo gasto online pelos internautas dos EUA foi o maior em 7 anos.
++++
O levantamento dividiu os entrevistados em três grupos de audiência: Tradicionalistas, Integradores e Inovadores - 46%, 23% e 13% dos norte-americanos, respectivamente.

Para a leitura online, os grupos de integradores e inovadores usam recursos adicionais - 32% e 39%, respectivamente, receberam uma notícia por e-mail na semana anterior à pesquisa.

Estes grupos também confiam em outras fontes de informação, como blogs de política. Cerca de um quarto (26%) dos inovadores lêem blogs e 19% dos integradores fazem o mesmo.

O estudo foi conduzido com 3.612 adultos entre os dias 30 de abril e 1º de junho.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail