Home > Notícias

Um em cada três PCs está vulnerável a ataque de worm no Windows

Empresa diz que cerca de 30% dos usuários Windows ainda não instalaram correção de emergência da MS, justificando sucesso de worm.

ComputerWorld/EUA

16/01/2009 às 10h09

Foto:

O worm que infectou milhões de PCs com Windows está tendo sucesso já que um quase um terço de todos os sistemas continuam sem atualização 80 dias depois da Microsoft divulgar a correção.

Baseado em checagens feitas em centenas de milhares de PCs com Windows, a consultoria Qualys concluiu que perto de 30% das máquinas ainda não foram atualizadas com a correção de emergência divulgada em 23 de outubro pela Microsoft.

"Os números caíram vertiginosamente perto da marca de um mês quando menos de metade ainda não tinha instalado a correção", afirmou Wolfgang Kandek, CTO da Qualys.

Com um número tão alto de máquinas não atualizadas na amostragem, não fica difícil indicar a razão pela qual o worm Downadup teve tanto sucesso, diz ele.

O worm, que surgiu de maneira impactante esta semana, infectou mais de 3,5 milhões de máquinas, de acordo com estimativa da consultoria F-Secure.

O país mais atingido é a China, com 38,2 mil IPs comprometidos. O Brasil aparece em segundo, com 34,8 mil IPs infectados, seguido pela Rússia, com 24,5 mil IPs.

A Microsoft divulgou um pacote de correção de urgência em outubro após ver os relatos de infecção aumentarem vertiginosamente, principalmente na Ásia.

Na terça-feira (13/01), a Microsoft colocou parte da culpa para o sucesso do worm na falta de atenção dos usuários Windows. "O Security Update MS08-067 ou não foi totalmente instalado ou não foi nada instalado nos PCs", defendeu post no blog Malware Protection Center, da companhia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail