Home > Notícias

Universidade cria orquestra de iPhones

Alunos da Universidade de Michigan ganham curso no qual constroem seus próprios instrumentos musicais virtuais

Macworld/EUA

04/12/2009 às 11h48

Foto:

Depois do sucesso de aplicativos como Ocarina, iBone e Band, entre outros, que transformam o iPhone em um instrumento musical, professores da Universidade de Michigan agora incentivam seus alunos a pensar em novas ideias que aprimoram os recursos musicais do smartphone da Apple.

Veja também:

> 10 aplicativos de música mais baixados para o iPhone

A Universidade de Michingan criou o primeiro curso nessa linha, denominado “Building a Mobile Phone Ensemble”, com o objetivo de montar uma orquestra musical com telefones móveis. Os alunos vestem uma pulseira com alto-falantes e interagem com o iPhone ou iPod touch. O curso será ministrado por Georg Essl, um dos desenvolvedores do aplicativo Ocarina, que transforma o iPhone em uma flauta.

144720-iphone_usb_speakers-_188jpeg.jpeg

Pulseiras com alto-falantes reproduzem o som dos instrumentos no iPhone

Na sala de aula, os alunos não terão apenas de compor e conduzir instrumentos musicais no iPhone, mas também escrever o código do aplicativo e criar cada instrumento. Os alunos poderão usar o acelerômetro, a bússola, a tela multitouch, GPS e outros sensores do aparelho para personalizar seus instrumentos musicais.

helsinkimophodafximg_0042.jpg

Orquestra de telefones móveis é controlada por gestos e movimentos de cada usuário com seu aparelho

A Universidade divulgou um vídeo com Essl explicando os objetivos de seu novo trabalho. Uma apresentação em público será feita no dia 9/12 com instrumentos desenvolvidos pelo próprio Essl.

Assista abaixo um vídeo produzido pela Universidade de Stanford, que promoveu um evento semelhante.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail