Home > Notícias

Universidade recebe US$ 12 milhões da Intel para desenvolver pesquisas

Verba será usada para criar o Instituto de Computação Visual Intel, que fará programas para o processador Larrabeee.

Redação do IDG Now!

12/05/2009 às 15h47

Foto:

A Intel anunciou nesta terça-feira (12/5) que doará 12 milhões de dólares nos próximos cinco anos à Universidade de Saarland, na Alemanha, que desenvolve pesquisas no campo de tecnologias de processamento gráfico.

Os recursos serão usados para criar o Instituto de Computação Visual Intel, onde os pesquisadores vão investigar o uso de múltiplos núcleos para criar gráficos mais realistas, disse Megan Langer, uma porta-voz da empresa.

Na prática, a pesquisa pode abrir caminho para a criação de placas de vídeo com múltiplos núcleos, que podem seguir uma evolução semelhante à vista nos processadores para desktops e notebooks.

Uma das tarefas do laboratório será desenvolver programas capazes de tirar proveito dos recursos do Larrabee, chip gráfico que terá vários núcleos e poderá criar imagens ainda mais realistas que as vistas nos games atuais.

O Larrabee também é o primeiro chip da Intel voltado exclusivamente para o mercado de games. A Intel não anunciou uma data oficial para o lançamento do processador, mas chegou a mencionar algumas vezes que trabalha com a data-limite de 2010.

pcw_logo_twitter_73.jpg
> Siga PC WORLD no Twitter em http://twitter.com/pcworldbrasil

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail