Home > Notícias

Update do Windows Phone 8.1 terá smart cover e suporte a tela grande

A Microsoft vai 'emprestar' alguns recursos do Android para a próxima atualização do seu SO móvel, facilitando a migração dos fabricantes

Jared Newman - PC World (US)

28/07/2014 às 18h15

smartcover htc 520.jpg
Foto:

Com o novo Windows Phone 8.1 Update 1, atualização do sistema operacional móvel da Microsoft, os fabricantes de dipositivos poderão vender capas smart screen que mostram certas informações para o usuário quando estão fechadas. O novo recurso foi revelao em documentos destinados a desenvolvedores, descoberps pela WPCentral e Nokia Power User.

A Samsung, LG, e HTC, todas oferecem esse tipo de capa para seus aparelhos Android, permitindo que o usuário veja notificações de email e outros avisos mesmo quanto a tela está protegida por uma capa contra poeria e sujeira.

O suporte à smart cover pode facilitar a vida dos fabricantes de smartphones Windows Phone que poderão oferecer variantes do seus aparelhos Android para o sistema operacional da Microsoft. Agota que o Windows Phone suporta botões na tela, os fabricantes podem mudar de sistema operacional sem precisar refazer o hardware. Segundo o site The Verge, uma das empresas a fazer isso será a HTC, com seu HTC One (M8).

Segundo os documentos para desenvolvedores, o Windows Phone também deverá suportar tamanhos de tela superiores a sete polegadas, com resolução de 1280x768 pixels (ou 1280x800 com botões on-screen), um território ocupado pelos "phablets". O Android tem ocupado esse espaço com aparelhos como Asus FonePad 7 e o Huawei MediaPad X1.

Ainda não está claro por que a Microsoft não está suportando resoluções maiores, mas a companhia pode estar preservando um espaço para os tablets Windows, pelo menos até que as plataformas se juntem.

Outros recursos potenciais para o Windows Phone 8.1 Update 1 incluem suporte a Voz sobre LTE, telas customizadas para fabricantes de aparelhos e folders na tela de início. O update é esperado para chegar no final deste ano, mas a data exata não é conhecida. Não espere que o Update 1 chegue muito cedo. Enquanto que o Windows Phone 8.1 finalmente chegou até os donos de aparelhos Nokia, a maioria dos usuários de Windows Phone ainda não fez sequer esse upgrade.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail