Home > Notícias

URLs erradas dão ao Google até US$ 50 mi em receita de publicidade

Estimativa da Harvard Bussiness School indica que sites com URLs próximas às originais rendem receita milionária ao buscador.

The Industry Standard/EUA

21/10/2008 às 9h11

Foto:

O Google fatura entre 32 milhões e 50 milhões de dólares a cada ano a partir de publicidade usada em sites com URLs parecidas às originais, segundo estimativa feita pelo professor da Harvard Business School, Benjamim Edelman.

O truque, chamado tecnicamente de "typosquatting", faz com que empresas comprem domínios que se pareçam com o de companhias originais com apenas algumas alterações.

Quando o usuário chega ao site por engano, encontrará links da plataforma AdSense que podem ser clicados, o que gerará uma receita tanto para seu administrador como para o Google. O principal perdedor, diz Edelman, é o dono original da marca.

Há outro problema também. O Google oferece um programa dentro do AdSense especificamente para domínios específicos. O AdSense for Domains torna o Google responsável pelas fraudes? Essa é uma questão de um processo iniciado em junho nos Estados Unidos e que acusa o gigante de busca de infração de marca registrada tenta responder.

Edelman escreveu no McAfee Security Journal, onde é conselheiro, que a companhia descobriu cerca de 80 mil domínios do tipo que exploravam os 2 mil sites mais populares da internet e aponta que grandes empresas, como a Neiman Marcus e a Microsoft, fecharam acordos para não processar os infratores.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail