Home > Notícias

USB 3.0 deve chegar a dispositivos móveis ainda em 2012

A tecnologia vai aumentar a velocidade da transferência de dados e a eficiência energética no carregamento dos aparelhos.

IDG News Service

09/01/2012 às 8h52

Foto:

As portas USB 3.0 chegaram aos tablets e smartphones no final desde ano ou no começo de 2013, informou a organização de padronização USB no último domingo (08/01). 

Nos dispositivos móveis, provavelmente, a tecnologia usada será a de portas Micro USB 3.0, devido ao tamanho reduzido dos aparelhos, afirmou Rahman Ismail, diretor de tecnologia do USB Implementers Forum, durante a feira de eletrônicos de consumo CES 2012, em Las Vegas, EUA.

As portas permitirão uma transferência de dados mais rápida entre dispositivos móveis e computadores (alguns modelos já usam essa tecnologia), com taxas de transferência de até 100MBs por segundo, ou, cerca de 800 megabits por segundos (MBps). Atualmente, os aparelhos usam a tecnologia USB 2.0 que tem uma taxa de transferência de 480 Mbps, o equivalente a cerca de 60 MB por segundo.

“O que hoje leva 15 minutos para ser feito passará a levar 1 minuto e 10 segundos”, declarou Ismail.

Entretanto, a velocidade da transferência de dados em dispositivos móveis é bem menor do que nos computadores, que pode chegar a 5Gbps.

Mas essa tecnologia requer mais energia, o que não se adapta ao perfil dos aparelhos móveis. “Não é uma falha do USB em si, só que nos tablets eles não procuram colocar os maiores e mais rápidos recursos”, disse Ismail.

Smartphones e tablets também passarão a recarregar mais rapidamente com a nova tecnologia, já que a energia irá fluir de forma mais veloz que no padrãoUSB 2.0.

As portas USB 3.0 serão compatíveis com computadores e outros aparelhos equipados com a tecnologia anterior.

A organização também procura reduzir o tamanho das portas USB 3.0 atuais, já que os notebooks estão mais finos. A grande dimensão das portas USB 3.0 pode ser um entrave para sua adoção. “Hoje a espessura  dos notebooks está sendo limitada pela saída VGA e nós somos os próximos da fila”, assegurou Ismail.

A Intel já afirmou que pretende levar o Thunderbolt, rival do USB 3.0, para dispositivos móveis. Entretanto, muitas fabricantes de PCs implementaram ambas as tecnologias recentemente, sinalizando a coexistência dos rivais.

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail