Home > Dicas

Use a ScummVM para jogar adventures clássicos em seu PC

Games como The Curse of Monkey Island, Day of the Tentacle e Full Throttle são difíceis de rodar em computadores modernos. Veja como usar a ScummVM para fazê-los funcionar como nos velhos tempos

Alex Wawro, PCWorld EUA e Rafael Rigues, PCWorld Brasil

18/01/2012 às 16h48

Foto:

Adventures clássicos como The Curse of Monkey Island, Day of the Tentacle, Indiana Jones & The Fate of Atlantis e Sam & Max Hit the Road foram originalmente desenvolvidos para funcionar em PCs com DOS, e são difíceis de rodar nos micros de hoje, especialmente máquinas modernas rodando sistemas como o Windows 7.

Todos eles tem uma coisa em comum: foram desenvolvidos usando um “motor” chamado SCUMM (Script Creation Utility for Maniac Mansion, ou “Utilitário de Criação de Scripts para o Maniac Mansion”). Os jogos em si são na verdade um conjunto de gráficos e sons, mais um script (interpretado pelo SCUMM) que detalha as ações, cenários e interação com os personagens.

Para salvar estes jogos da obsolescência o projeto ScummVM criou uma versão moderna e Open Source do SCUMM, capaz de rodar em uma imensa variedade de plataformas, de computadores modernos a consoles portáteis como o Nintendo DS e PSP e até smartphones Android. Com uma cópia da ScummVM (grátis) e os arquivos encontrados nos CDs ou disquetes originais dos jogos, você pode reviver os clássicos em qualquer lugar.

scummvm_atlantis-360px.jpg
Indiana Jones and the Fate of Atlantis: um dos jogos suportados pela ScummVM

O primeiro passo é baixar uma cópia da ScummVM no site oficial. Como disse há versões para várias plataformas, mas se você tem um PC com Windows provavelmente vai querer o “Windows Installer”, que tem 4.8 MB. Dê dois cliques no arquivo baixado para rodar o instalador, selecione um idioma (Português é um deles) e siga as instruções na tela. Todo o processo não vai levar mais do que 2 minutos.

Depois você precisa copiar os arquivos do jogo que você quer rodar, encontrados no CD ou disquetes originais, para uma pasta em seu PC. Simplesmente crie uma pasta com o nome do jogo e arraste todos os arquivos pra dentro dela. Se você não tem nenhum adventure à mão, não tem problema: o próprio site da ScummVM tem cópias de dois jogos compatíveis para download: Beneath a Steel Sky e Flight of the Amazon Queen. Não é pirataria: os desenvolvedores destes jogos autorizaram sua distribuição em caráter não comercial, como freeware.

Agora rode a ScummVM e selecione a opção Adicionar Jogo. Indique a pasta onde estão os arquivos do jogo e clique no botão Escolher. Atenção: indique a pasta onde estão os arquivos, e não um dos arquivos dentro dela. Se a ScummVM for compatível com o jogo você deverá ver uma janela de opções onde é possível ajustar o volume do som e a qualidade gráfica, entre outros itens. Modifique-as se quiser, clique em OK e você voltará à lista de jogos. Basta selecionar o jogo que você acabou de adicionar e clicar em Iniciar para rodá-lo e se divertir.

scummvm_ui-360px.jpg
Tela inicial da ScummVM, com a lista de jogos instalados

É possível ter múltiplos jogos configurados em uma única cópia da ScummVM, basta repetir os passos que você seguiu para adicionar o primeiro jogo. A lista de títulos compatíveis é imensa, e inclui não só jogos da Lucas Arts como também da Sierra (King’s Quest, Police Quest, Space Quest e a série Leisure Suit Larry) e muitos outros.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail