Home > Dicas

Use o Light Manager para controlar o LED de notificação de seu Android

Use diferentes cores e frequências para diferenciar entre uma mensagem do GMail, uma chamada da esposa ou um compromisso no trabalho, sem precisar ligar o smartphone.

Sarah Jacobsson Purewal

20/03/2014 às 15h38

LightManager_Abre-435px.jpg
Foto:

Muitos dispositivos Android tem luzes de notificação, pequenos LEDs que piscam para indicar chamadas perdidas, novas mensagens de texto ou o estado da bateria. Eles são ótimos: silenciosos e não incomodam as pessoas ao seu redor, e mudam de cor para indicar diferentes tipos de notificações. Uma luz vermelha piscando rapidamente, por exemplo, geralmente indica que seu smartphone está prestes a ficar sem bateria.

Imagine o quão úteis esses LEDs poderiam ser se você pudesse assumir o controle e forçá-los a piscar cores personalizadas para diferentes apps, contatos e mensagens do sistema. Gostou da idéia? Então você está com sorte, pois isso é possível com um app simples e gratuito chamado Light Manager.

Das blinkenlichten

Há vários apps par o controle do LED por aí, mas o Light Manager é meu favorito porque é gratuito, fácil de usar e não consome recursos do sistema. O Light Flow, outro app popular para o controle do LED, tem quase três vezes o tamanho do Light Manager, e notei que ele tem uma tendência a drenar a bateria do aparelho.

Começar a usar o Light Manager é simples: depois de instalar e abrir o app você já está pronto para customizar as luzes de notificação. A interface pode intimidar um pouco à primeira vista, mas na verdade o menu é de fácil compreensão. No topo estão as configurações do próprio app:

LightManager_Geral-400px
A tela de configurações do Light Manager é mais simples do que parece

Aqui você pode escolher o modo de operação: “normal”, que pisca apenas uma cor por vez, ou “alternativo”, que alterna entre cores se houver múltiplas notificações. Nas configurações avançadas você pode ajustar o brilho do LED e até mesmo redefinir as cores (usando o valor hexadecimal para cada cor, como FF0000 para vermelho, FFFF00 para amarelo, etc).

LightManager_LEDBright-400px
O ajuste da intensidade do brilho do LED é uma das muitas opções avançadas

Debaixo das configurações do app está o que realmente importa: as “Configurações do LED para notificações”. Aqui você verá uma lista de apps e funções para as quais pode definir uma luz personalizada, incluindo “chamadas perdidas”, “mensagens”, “GMail” ou Twitter.

Para personalizar uma luz, toque num app ou serviço para abrir um submenu onde você pode habilitar o LED, escolher uma frequência para as piscadas (entre 1 e 5 segundos), uma cor personalizada e testar os ajustes para ver como ficam. Em algumas notificações, como as de chamadas perdidas, você pode criar notificações personalizadas para diferentes contatos. Ou seja, fica fácil diferenciar uma chamada perdida da esposa de uma ligação do chefe.

LightManager_LedSettings-400px
Várias notificações vem pré-configuradas

O Light Manager permite que você crie luzes personalizadas para apps, serviços, conexões de rede (por exemplo, para avisar que você não está mais conectado a uma rede 3G) e status do sistema.

Quando você terminar os ajustes, volte ao menu Configurações no topo da tela e clique em Reiniciar o Light Manager para habilitar quaisquer mudanças que você tenha veito. O Light Manager irá rodar automaticamente assim que você ligar seu aparelho, então você sequer precisa abrir o app novamente, a não ser que queira modificar algum ajuste.

LightManager_CustomAction-400px
Você pode modificar uma notificação ao seu gosto, incluindo a frequência e cor do LED

Um aviso: o Light Manager tem anúncios, e por várias vezes vimos alguns deles alertando que o smartphone “pode ter um vírus” ou pedindo para “atualizar o Android Market”. Esses anúncios não são de responsabilidade do desenvolvedor do app, e geralmente são golpes destinados a convencer o usuário a comprar um “aplicativo de segurança” ou instalar uma “atualização” suspeita. Ignore-os.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail