Home > Dicas

Use o Safari para encontrar palavras e textos

Ferramenta de busca do navegador ajuda a encontrar a palavra certa em seus arquivos e textos.

Por Macworld/Austrália

16/05/2008 às 15h09

safari_buscatxt_150.jpg
Foto:

safari_busca_dest150Há muitos recursos para encontrar palavras e frases em arquivos de texto no seu Mac. Essa tarefa pode ser executada pelo Spotlight ou algum editor de textos, como TextEdit e BareBones TextWrangler.

Mas há outra alternativa para encontrar palavras, o Safari 3.0 ou superior.

Nas últimas versões do browser Safari a Apple apresentou um modo de busca com algo mais. A inovação se destaca nos recursos visuais. A ferramenta de busca escurece o fundo em um tom de cinza, mantendo as palavras em destaque, além de a ocorrência selecionada apresentar um fundo amarelo inconfundível.

Mas essa funcionalidade prática não se restringe a páginas da web, o Safari pode abrir qualquer arquivo de texto de seu disco rígido.

safari_busca350

A maioria dos textos pode ser acessada pelo menu File > Open. Com o documento aberto pressione Maçã+F para iniciar sua busca, digite os termos e aprecie o resultado.

A próxima ocorrência pode ser visualizada pressionando Maçã+G, a anterior Maçã+shift+G.

O programa não consegue abrir arquivos de texto simples pelo menu, como arquivos .log. Para abrir esses arquivos é necessário navegar pelo Finder, selecionar o arquivo com as teclas Maçã e Option pressionadas e arrastá-lo para o ícone do Safari no Dock. Isso irá forçar o programa a ler o arquivo.

Mas essa ação possui suas limitações. O Safari não irá abrir um arquivo de muitos megabytes. Se a sua pesquisa encontrar mais de 100 ocorrências, o programa não colocará todas em destaque.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail