Home > Dicas

Use o Spotlight e facilite as pesquisas no seu Mac

Ferramenta é indispensável para encontrar qualquer dado no seu computador Apple. Aprenda alguns truques.

Por Macworld/Reino Unido

02/04/2008 às 18h10

spotlight_150.jpg
Foto:

spotlight_dest150Utilizar o menu do Spotlight é uma boa opção para facilitar as buscas no Mac por qualquer tipo de dado, pasta, programa, etc. Por isso, confira as dicas de como gerenciar melhor a ferramenta, otimizar seu tempo e ainda encontrar aqueles arquivos que você achava não ter mais.

Utilizando o menu

spotlight_menu300

Pressione Maça+Espaço para abrir o menu do Spotlight. Enquanto você digita o Spotlight refina seus resultados de busca.

Para iniciar uma busca no Spotlight, pressione Maçã+Espaço ou clique no ícone da lente de aumento no lado direito da barra de menu, ativando o menu do Spotlight. Enquanto você digita, o Spotlight começa a buscar no sistema nomes de arquivos, conteúdos e informações ocultas chamadas metadados. Quando você digita mais palavras ou uma frase, o Spotlight refina seus resultados de busca.

Os resultados são apresentados em categorias como Documentos, Pastas, Imagens e Mensagens. Conforme o que se é buscado, você também pode se deparar com categorias específicas de aplicações como Contatos (Addres Book ou Microsoft Entourage), Eventos e To-Dos (iCal) e Webpages (para favoritos do Safari e histórico).
++++
spotlight_dest150Em cada categoria, os resultados são originados pela data da última visualização ou quando salvos, portanto os arquivos mais recentes serão exibidos no topo. O menu também destaca um resultado chamado de “Top Hit”, o considerado mais relevante, com base na fórmula secreta da Apple que avalia atividade recente, tipo de arquivo e outros critérios.

Se o que você procura for exibido como Top Hit basta abrir o resultado apertando Enter. Para abrir um arquivo diferente, utilize as setas para cima e para baixo para navegar até ele ou clique com o mouse.

Atalhos

Ação Atalho correspondente
Visualizar o menu Maça+Barra de Espaço
Ir para o primeiro item da próxima categoria Maçã+seta para baixo
Ir para o primeiro item da categoria anterior Maçã+seta para cima
Ver a localização de um arquivo Mater o cursos sobre o arquivo
Revelar localização de arquivo no Finder Maçã+clique ou Maçã+Enter (return)

Customizando o Spotlight

Se você pretende priorizar alguns tipos de arquivo, ou se você deseja excluir algumas sessões por completo do Mac, você pode alterar as Preferências do Spotlight na parte inferior do menu.
++++
Escolha categorias: O Spotlight apresenta suas categorias de acordo com sua ordem na seção Resultados de Pesquisa nas preferências do Spotlight. È possível arrastar as categorias e alterar sua ordem. Para quem busca muitos documentos em PDF, seria interessante mover a categoria para o topo da lista. A opção de não exibir algumas categorias também pode ser ativada, desmarcando as que não serão mostradas.

spotlight_pref300

Nas preferências do Spotlight é possível escolher que categorias irão aparecer nos resultados, além de sua ordem.

Excluir locais: Por padrão, o Spotlight indexa todo o seu Mac e todos os drivers conectados, como HDs externos, CDs e DVDs e até mesmo seu iPod (se selecionado para funcionar como disco). Mas você pode tornar alguns arquivos sensíveis invisíveis para as buscas, principalmente se você divide uma conta de usuário com alguém. Isso pode ser feito também para poupar tempo, evitando que o Spotlight vasculhe arquivos de backup.

Para excluir uma pasta ou volume, vá até as Preferências e selecione a guia Privacidade, arrastando as pastas e/ou volumes para essa lista.

Se você pretende excluir um drive externo, conecte o drive e o adicione à lista. Quando esse procedimento é executado, o Spotlight apaga todas as indexações atuais para aquele drive e deixa de indexá-lo novamente em uma nova pesquisa.
++++
spotlight_dest150Para desfazer o processo basta retirar os itens da lista.

Problemas com o Spotlight

Em alguns momentos o Spotlight se recusa a encontrar o dado solicitado, mesmo que você saiba que o arquivo existe. O problema ocorre quando a indexação do Spotlight está fora de sincronia. Para resolver isso, tente reconstruir as indexações. O Spotlight irá vasculhar o drive novamente e apresentar os resultados corretos.

Nas Preferências do Spotlight abra a guia Privacidade, arraste seu drive para a lista do que não deve ser pesquisado. Espere alguns segundos e remova o drive da lista. Isso irá reiniciar as indexações.

Mas tenha em mente que se você possui muitos arquivos em seu drive, reconstruir a indexação pode levar algum tempo. Se você tentar utilizar o menu enquanto isso ocorre será surpreendido com uma mensagem, avisando que o programa está ocupado indexando o HD. Quando o processo estiver concluído, as pesquisas se tornarão mais eficientes.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail