Home > Dicas

Use os marcadores do Gmail para controlar melhor suas mensagens

Ferramentas do serviço permitem que o usuário aproveite melhor os 6 GB disponíveis e tenha acesso mais rápido aos e-mails.

Scott Spanbauer, da PC World

12/06/2008 às 16h43

Foto:

gmail_150Muita gente sonha em ter uma caixa de e-mail organizada e com poucas mensagens. Como isso nem sempre é possível, conhecer bem os recursos do software de e-mail pode tornar o acesso a suas mensagens mais fácil.

Como o Gmail oferece mais de 6 GB de espaço para armazenamento, as únicas mensagens que você precisa apagar são aquelas que você realmente não quer ver mais.

Mas se a idéía é apenas manter sua caixa de entrada organizada, selecione o e-mail, clicando no quadrado do lado esquerdo, e escolha Arquivar.

Leia também:
> Gmail testa 13 novos recursos
> Baixe mensagens do Gmail no PC
> Use o Gmail como sua caixa universal de correio eletrônico
> Importe seus contatos para sua conta do Gmail
> Veja como acessar sua conta do Gmail usando o celular

Esta ação esconde as mensagens, sem apagá-las. Para ficar mais fácil de encontrar esse tipo de texto, use marcadores para categorizá-los como tópico ou projeto, entre outros.

A maioria dos aplicativos de e-mail permite que você guarde as mensagens dentro de pastas, mas os marcadores do Gmail se destacam de uma maneira poderosa: ao invés de encaminhar a mensagem para uma pasta de cada vez, ele permite que você selecione mensagens para múltiplas categorias, simultaneamente.

gmail_marcador

Uma mensagem que pertença tanto ao Projeto A quanto ao Projeto B, por exemplo, pode aparecer junto com os e-mails marcados para os dois.

Para categorizar uma mensagem, abra-a e selecione um dos marcadores no menu Mais Ações, ou selecione uma ou mais mensagens na página de visualização, e selecione o marcador a partir de Mais Ações. Você pode criar novos marcadores, escolhendo
Novo Marcador no menu.

Já para modificar seus marcadores, selecione Configurações, Marcadores no canto direito superior da tela; isso abrirá uma página onde você pode renomear ou apagar um deles, ver uma lista de mensagens rotuladas com cada marcador ou então criar um.

Ao contrário de apagar uma pasta em um aplicativo de e-mail padrão, remover um marcador não apaga as mensagens marcadas. Então você pode ficar tranqüilo em apagar os marcadores que não usa mais.

++++

gmail_150Você também pode remover um marcador de uma mensagem sem que ele seja deletado. Para isso, abra uma mensagem ou selecione várias na lista da página de visualização; então escolha Mais Ações.

Vá até a opção do marcador abaixo de Remover Marcador. Para encontrar mensagens que não estão mais rotuladas com um marcador, clique em Todos os E-mails e você verá todas as suas mensagens listadas em uma página.

Restauração de marcador
A caixa de entrada do Gmail é simplesmente outro marcador que as mensagens recebidas recebem por padrão. Se você acidentalmente arquivou uma mensagem (que retira o marcador da caixa de entrada), você pode retorná-la à caixa de entrada, clicando em Todos os E-mails, selecionando a mensagem e clicando em Mover para Caixa de Entrada. Um método similar também permite que você recupere mensagens enviadas erroneamente para a lixeira.

O hábito do Gmail de agrupar as conversas do recurso de chat em mensagens significa que o batepapo gravado por você saltará na tela do seu e-mail assim que alguém responder a uma antiga mensagem da conversa.

Leia também:
> Ferramenta do Google permite migrar mensagens do Outlook para o Gmail
> Use uma conta descartável para se livrar do spam
> Facilite sua vida com uma agenda online de contatos
> Organize-se com estas ferramentas online e não perca um compromisso sequer

Se você não tem mais interesse nessa conversa, pode evitar que ela reapareça em sua caixa de entrada, clicando na conversa e escolhendo a opção Mudo no menu Mais Ações.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail