Home > Dicas

Use os recursos do Vista para recuperar arquivos que deram pau

Disponível nos versões mais completas do sistema, o Shadow Copy pode tirá-lo de enrascadas. Veja como proceder em caso de pane.

Redação da PC World

12/09/2008 às 1h18

ajuste_windows_150.jpg
Foto:

ajuste_windows_150De repente, seu micro entra em pane e o relatório no qual você está trabalhando há semanas passa a exibir uma versão desatualizada, sem as alterações feitas nos últimos dias. Se você é um usuário acostumado a realizar backup de seus dados com freqüêcia, sabe que não tem com o que se preocupar. Basta recuperar o arquivo problemático e bola pra frente.

Mas se você não fez backup mas é usuário das versões Business, Enterprise e Ultimate  do Windows Vista também pode ficar sossegado. Elas possuem um recurso chamado Shadow Copy, que recupera uma versão específica de seu arquivo e não só a mais recente.

Cada ponto de restauração do sistema ou ponto de backup que o Windows cria inicia uma nova Shadow Copy. Pelo menos uma vez por dia, o Vista cria outra cópia de seus arquivos preciosos, automaticamente.

Leia também: 
> 18 recursos que o Windows deveria ter
> Visite o Infocenter Windows
> Conheça a central de  Downloads da PC WORLD
> Salve o registro do Windows antes de mexer no sistema
> Organize as pastas do Windows e deixe o backup mais rápido
> Faça backup e sincronize seus dados sem gastar nada

Para recuperar um documento, clique com o botão direito em um arquivo ou pasta e selecione Restore Previous Versions. Navegue entre as datas de modificação e clique Open para pré-visualizar o arquivo como era quando a cópia de segurança foi criada. Encontrada a versão desejada, selecione Restore para recuperar uma cópia.

Mesmo as versões econômicas do Vista possuem o Shadow Copy – mas não fornecem as ferramentas para acessar seus arquivos. Mas isso não quer dizer que você esteja em um beco sem saída.

Um download gratuito chamado ShadowExplorer pode resolver seu problema. Ele adiciona a capacidade de recuperar versões antigas dos arquivos alterados a partir das cópias de segurança que Vista criou.

shadow_explorer_tela2

Inicie o ShadowExplorer e selecione sua data de restauração. Navegue pelo browser dos arquivos e localize o item que quer restaurar, clique com o botão direito e escolha Export.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail