Home > Dicas

Use recortes para melhorar suas fotos

Recortando uma imagem você pode reenquadrar uma cena, trazer detalhes à tona e transformar uma foto mediana em algo memorável. Veja como fazer isso do jeito certo.

Rafael Rigues, PCWorld Brasil

03/08/2012 às 17h25

Foto:

Às vezes menos é mais. Uma das mais poderosas e úteis ferramentas no mundo da fotografia digital é o recorte, ou “Crop”. A idéia é simples: eliminar partes desnecessárias da imagem, recompondo a cena e focando nos elementos que realmente importam. Os resultados podem ser dramáticos, e não raro é possível transformar uma foto mediana em algo realmente memorável. 

Mas não basta passar a tesoura na imagem sem dó nem piedade, há alguns detalhes nos quais você deve prestar atenção, e mostramos a seguir cinco dos mais importantes. Pode parecer pouco, mas siga-os e rapidamente você irá obter ótimos resultados.

Quase todo editor de imagens tem uma ferramenta de recorte. Neste artigo iremos usar o Paint.net, um editor muito versátil para Windows (XP, Vista e 7) que pode ser baixado gratuitamente em www.getpaint.net. Mas as dicas também podem ser aplicadas a outros programas, como o Gimp ou o Photoshop Elements.

recortes_paintnet-360px.jpg
Paint.net: editor de imagens gratuito e muito versátil

1. Prepare-se

Na hora de fotografar, sempre use a maior resolução possível em sua câmera digital. Um recorte reduz o número de pixels na imagem, e se a imagem original já tiver baixa resolução, você pode acabar com um resultado pequeno demais para imprimir, por exemplo. Quanto maior a resolução da imagem original, mais margem você tem para recortar e ainda assim conseguir resolução suficiente para boas ampliações mesmo de pequenos detalhes. 

2. Mantenha a proporção

Todo editor de imagens que se preze permite que você faça o recorte em uma proporção específica, o que é muito útil se você pretende imprimir os resultados. Em vez de usar o “olhômetro”, use as proporções e economize tempo. No Paint.net clique na ferramenta de seleção (Selecionar com Retângulo, a primeira na paleta flutuante à esquerda da tela), clique no botão que diz Normal na barra de ferramentas no topo da tela e selecione a opção Índice Fixo. Agora basta informar a proporção nos campos Largura e Altura.

Para fotos, por exemplo, o ideal é usar a proporção de 4:3 no recorte. Digite os números (4 na largura, 3 na altura), clique sobre um ponto da imagem e arraste o mouse sem soltar o botão. Você verá que um retângulo é desenhado sobre a imagem. Solte o botão do mouse e clique em Imagem / Cortar até a seleção (ou tecle Ctrl + Shift + X). A área dentro do retângulo será preservada, e todo o resto da imagem será descartado. Pronto, você fez seu primeiro recorte!

3. Mude a orientação

Às vezes você faz uma foto no modo paisagem (“deitada”) e só depois descobre que ela ficaria melhor no modo retrato (“em pé”), ou vice-versa. Um recorte é a ferramenta ideal para corrigir isso. É só inverter os números nos campos Largura e Altura: uma foto paisagem de 4:3 tem proporção de 3:4 no modo retrato. Basta clicar na seta azul entre os campos Largura e Altura na barra de ferramentas para mudar a orientação.

recortes_gato_orientacao-360px.jpg
A imagem da direita é um recorte no modo paisagem da original em modo retrato à esquerda.
As linhas vermelhas mostram onde foi feito o recorte. Clique para ampliar

4. Corte no tamanho exato

Muitas vezes é necessário uma imagem com um tamanho específico. Por exemplo, 500 x 400 pixels para uso em um blog. Nas propriedades da ferramenta de seleção na barra de ferramentas, use a opção Tamanho fixo em vez de Índice fixo. Digite os valores em Largura e Altura, e não se esqueça de definir a unidade correta no menu logo em frente: pixels, polegadas ou centímetros.

5. Enquadre primeiro, redimensione depois

Digamos que você em uma imagem e precisa de um recorte dela em 360 x 240 pixels. Em teoria, basta usar o tamanho fixo como dissemos anteriormente. Mas e se a imagem original for imensa, como a de 7152 x 5368 pixels abaixo feita por um Nokia 808 PureView? Uma seleção de 360 x 240 pixels é minúscula, e você provavelmente não vai conseguir encaixar nenhuma parte significativa da imagem nesse espaço. 

nokia_pureview_capoeira-360px.jpg
Imagem original em 38 MP. Clique para ampliar, mas cuidado: são 13 MB!

A solução é fazer primeiro um recorte na proporção, e depois redimensionar a imagem. Calcular a proporção é fácil, divida a largura da imagem pela altura. No nosso exemplo o resultado é 1,5. Ou seja, a largura é 1,5 vezes maior que a altura. Então começamos recortando na proporção como na segunda dica. Na largura digite 1,5, e na altura digite 1. Selecione com o mouse a parte da imagem que quer usar, e faça o recorte clicando em Imagem / Cortar até a seleção.

recortes_redimensionar-360px.jpg
Depois de fazer o recorte na proporção correta, redimensione ela para o tamanho exato

Pronto, a imagem está na proporção certa. Agora clique em Imagem / Redimensionar. No menu Redimensionamento selecione Melhor Qualidade. Marque as opções Por tamanho absoluto e Manter a taxa de proporção. Em largura digite 360. Você verá que automaticamente o programa calcula a altura correta, 240. Clique em OK e pronto!

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail