Home > Dicas

Use um ‘modo’ Windows XP no Vista

Quem ainda enfrenta problemas de compatiblidade pode rodar o XP em um ambiente virtual.

Rick Broida, da PC World/EUA

08/07/2009 às 13h46

trabalhar_vista_150.jpg
Foto:

trabalhar_vista_150Quando o Windows Vista chegou em 2007 uma sequência de incompatibilidades inesperadas de softwares enfureceu um grande número de usuários.

Para se prevenir do mesmo problema no Windows 7, a Microsoft anunciou recentemente o Windows XP Mode – um complemento que roda programas antigos num ambiente virtual do XP, garantindo compatibilidade operacional.

Provavelmente, você não vai precisar disso. O modo de compatibilidade foi criado para atender as necessidades de usuários corporativos. Para eles, manter os atuais aplicativos funcionando é condição básica para migrar de plataforma. Se este não é seu caso, provavelmente você não verá utilidade alguma nessa função.

Agora, se vez por outra você que usa o Vista ai da se vê às voltas com  um aplicativo 'novo' que se recusa o rodar no PC, experimente o Virtual PC, da própria Microsoft.

virtual_pc_2007_tela.jpg

Este download gratuito oferece mais ou menos os mesmos recursos do que o Windows XP Mode (que é essencialmente uma versão especializada do Virtual PC).

Nota: A Microsoft admite que este programa pode não rodar em netbooks ou em outras máquinas mais recentes.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail