Home > Notícias

Uso da web no trabalho não prejudica produtividade, diz pesquisa

Estudo indica que pausa de 10 minutos para navegar em sites como Facebook melhoram desempenho e interesse dos funcionários.

IDG News Service

02/06/2008 às 11h32

Foto:

Se você se sente culpado por navegar no Facebook ou em outros sites ou redes sociais durante o trabalho, relaxe. De acordo com uma pesquisa da PopCap, uma pausa de 10 minutos para navegar na web ajuda a reduzir o estresse e a aguçar a mente.

A empresa de jogos defende que as "pausas eletrônicas", na verdade, aumentam a eficiência e a moral da equipe e que impedir os funcionários de navegar na web provoca perda de produtividade que pode chegar a até 8 bilhões de dólares por ano.

O estudo é um golpe para companhias que impedem o acesso de seus funcionários a redes sociais. De acordo com a Península, empresa especializada em relações trabalhistas, sete entre 10 corporações já proibiram funcionários de visitar sites como Facebook e agora estão considerando banir o acesso à internet.

Como parte das conclusões da pesquisa, o psicólogo da Universidade de Goldsmiths, Dr. Tomas Chamorro-Premuzic, aplicará testes psicológicos em diversas empresas do Reino Unido. "Os dias de trabalho e as demandas estão ficando maiores e os chefes estão proibindo o acesso à internet para ajudar a combater a perda de produtividade e o uso inapropriado de recursos da empresa no ambiente de trabalho", diz Chamorro-Premuzic.

"Dar mais liberdade aos trabalhadores no uso do PC pode trazer benefícios morais e aumentar os lucros das empresas. Além disso, permitir que eles desliguem suas mentes de suas preocupações do trabalho cria um ambiente mais confiável e divertido", completa o psicólogo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail