Home > Notícias

Uso de computadores cresce 370% nas pequenas empresas

Levantamento do Sebrae com 4 mil empresas mostra que em dez anos, uso do celular dobrou e acesso à internet subiu dez vezes.

Redação da PC World

17/12/2008 às 15h34

Foto:

Em dez anos, o percentual de micro e pequenas empresas brasileiras que usa computadores para funcionar passou de 16% (1998) para 75% este ano, número representa um aumento de 370% no período avaliado. É o que mostra o estudo 'As Tecnologias de Informação e Comunicação nas MPE Brasileiras, realizado pelo Observatório das Micro e Pequenas Empresas do Sebrae-SP.

O relatório divulgado nesta quarta-feira (17/11) mostra também que, das 4.004 empresas pesquisadas, 91% usam celular e 71% acessam a internet na gestão de suas atividades.

O levantamento foi realizado com micro e pequenas empresas de todas regiões do Brasil para rastrear o grau de utilização das tecnologias da informação e de comunicação adotados por esse segmento da economia nacional.

Embora o percentual de empresas que usam celular em suas operações seja superior ao das que utilizam a internet, o ritmo de crescimento do uso da web foi maior no período avaliado. O uso de celulares mais que dobrou,
saltando de 42% (1998) para 91% (2008), a proporção das empresas que acessam a internet ficou dez vezes maior, registrando 7% em 1998 e chegando a 71% este ano.

Centro-Oeste
A pesquisa revela ainda uma forte discrepância regional. Enquanto o índice de informatização nacional das MPEs é de 75%, a Região Centro-Oeste registra uma penetração mais forte do uso de computadores (85%), seguida pelas regiões Sudeste e Norte (ambas com 76%), Sul (73%) e Nordeste com 71%.

De acordo com o coordenador da pesquisa, Marco Aurélio Bedê, esse
destaque da região Centro-Oeste se deve ao fato de que a maioria das
empresas ali criadas existe há bem menos tempo, tendo sido constituídas
em um momento em que o acesso à equipamentos de informática se tornou
mais fácil.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail