Home > Notícias

Uso de orientação por mapas em smartphones cresce até 177% nos EUA

Maioria prefere as versões em aplicativo, mas navegador web também é bastante utilizado; 4,8 milhões usam o serviço quase todo dia.

Redação do IDG Now!

25/06/2010 às 19h48

Foto:

Uma pesquisa feita com base em dados de fevereiro, março e abril e divulgada na sexta-feira (25/6) pela empresa de métricas digitais comScore revela que, no período de um ano, o uso dos serviços móveis de mapas e guias cresceu até 177% nos Estados Unidos.

Segundo o estudo, 14% dos donos de celular nos EUA acessaram mapas de serviços móveis na média dos três meses, o que resultou num total de 33,5 milhões de usuários - 44% mais que no mesmo período do ano passado.

Dos usuários de smartphones, 26% disseram ter utilizado os serviços de mapas por meio de aplicativos, enquanto 19% acessaram os mapas por meio do navegador web. O resultado contrasta com o obtido entre os usuários de feature phones: nestes aparelhos, 2% usaram aplicações e 4%, navegador web.

Entre os usuários de smartphones e feature phones, o aumento no uso de mapas via aplicativo em celular cresceu 93%. Os donos de smartphones foram os maiores entusiastas da solução, apresentando aumento de 177% em abril de 2010, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

No carro
No acesso de mapas via browser, os smartphones mais uma vez se destacaram, com crescimento de 93% em relação a 2009. O uso de mapas via web em feature phones, contudo, diminuiu 8%.

Como era de se esperar, a maioria dos usuários de serviços móveis de mapas consultou informações enquanto dirigia (87,2%). O uso em caminhadas ou trajetos ciclísticos ficou restrito a 17,2% dos usuários, quase a mesma marca de quem precisou de mapas em transportes públicos (16,7%).

A frequência de uso também cresceu: 33,5 milhões de usuários precisaram dos serviços móveis de mapas pelo menos um vez ao mês - o número é 44% maior que o de 2009; 11,6 milhões de usuários utilizaram o serviço uma vez por semana, e 4,8 milhões precisam da ajuda dos mapas móveis online quase todo dia.

A comScore define smartphones como aparelhos que tenham um dos seguintes sistemas operacionais: RIM, Apple, Microsoft, Google, Palm e Symbian.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail