Home > Notícias

Uso de PC e games podem causar miopia em crianças, sugere estudo

Incidência do problema é quase duas vezes maior em crianças que ficam pelo menos 6 horas na frente desses equipamentos.

Redação do IDG Now!

12/11/2008 às 14h50

Foto:

As mães preocupadas com o mal que computadores e videogames podem fazer à visão das crianças parecem estar certas. Um estudo realizado com 360 crianças que costumam ficar pelo menos 6 horas na frente do computador ou do videogame aponta que 21% delas tiveram miopia. Normalmente, 12% das crianças nesta faixa de idade apresentam problemas de visão, segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

Segundo o autor do estudo, o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, 30% das crianças que usam excessivamente computadores apresentam algum tipo de stress ocular. Ele afirma ainda que há uma correlação entre a síndrome da visão no computador e a miopia transitória - uma dificuldade de enxergar de longe que pode durar meses ou se tornar um mal permanente.

Para Queiroz Neto, as telas pequenas, encontradas em celulares e videogames portáteis, por exemplo, forçam a visão para perto precocemente. O médico reconhece que nem sempre é fácil tirar as crianças da frente do computador ou do videogame. Por isso ele sugere que as crianças façam intervalos de pelo menos 15 minutos depois de 1h no computador ou de jogo. Ou, claro, que os pequenos brinquem mais ao livre.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail