Home > Notícias

Uso de redes sociais ameaça redes das empresas, diz Trend Micro

Estudo aponta que acesso a partir do PC corporativo expõe a rede da empresa a mais de 1,5 milhão de ameaças.

Redação do IDG Now!

21/07/2008 às 10h59

Foto:

As redes sociais oferecem mais de 1,5 milhão de ameaças às redes corporativas por meio do acesso dos funcionários pelo computador da empresa.

Os serviços, que normalmente utilizam recursos de interação, são o alvo principal de criminosos da internet, segundo relatório Threat Report & Forecast, divulgado pela Trend Micro nesta sexta-feira (18/07).

A pesquisa foi feita com 1.600 usuários corporativos dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Japão. Dos entrevistados, 19% admitiram acessar redes sociais a partir da empresa.

A pesquisa revelou ainda que 45% dos usuários corporativos afirmaram ter enviado informações confidenciais via webmail - a aplicação da web mais utilizada, segundo o estudo.

Nos EUA, Reino Unido e Alemanha, os usuários móveis visitam mais redes sociais que funcionários que trabalham dentro da empresa. Os usuários japoneses são os que passam mais em aplicações da Web 2.0 acessadas a partir da rede corporativa, afirma o estudo.

Nos últimos 6 a 12 meses, os analistas da Trend Micro descobriram várias formas de malware dentro de muitos sites de redes sociais.

O número de ameaças registradas por mês saltou de 1 milhão, em dezembro de 2007, para mais de 1,5 milhão, em janeiro de 2008.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail