Home > Notícias

Uso de simulador pode ser obrigatório na formação de motoristas

Equipamento permitirá experimentar situações de risco no trânsito; mudança na lei deve ser oficializada até o fim do ano.

Redação do IDG Now!

22/02/2010 às 14h09

Foto:

O governo federal pretende fixar ainda em 2010, as bases para o uso obrigatório de simuladores de direção nas autoescolas de todo país. De acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo, a mudança na lei deve ser oficializada no segundo semestre deste ano.

O equipamento seria utilizado pelos alunos antes das aulas na rua, segundo a reportagem, e permitiria a simulação de situações de risco que hoje não são praticadas - como a condução à noite, com chuva e com neblina.

Entrevistado pelo jornal, o presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alfredo Peres da Silva, afirmou que são avaliadas as possibilidades de substituição de parte das aulas
práticas pelo treino nos simuladores e de complementar a carga
horária com o equipamento.

O Denatran, por meio de um convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), autorizou um repasse de 650 mil reais para que a instituição faça um projeto sobre os simuladores, informou a reportagem..

Na avaliação do professor titular da UFSC e doutor em engenharia na Alemanha, Carlos Alberto Schneider, os protótipos custariam entre 500 e 20 mil reais, variando conforme a tecnologia.

Criado a partir de um VW Fox, o aparelho já foi testado por 25 motoristas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail