Home > Notícias

Usuário cria modelo de tomada retrátil que elimina uso de extensão

Dispositivo com fio retrátil embutido auxilia na utilização de equipamentos eletrônicos. Projeto busca financiamento para chegar ao mercado

Da Redação

25/03/2019 às 18h35

Foto: Shutterstock

Todos os nossos aparelhos eletrônicos precisam ser carregados em um determinado momento do dia. Mas às vezes o fio do equipamento é pequeno e não chega à tomada, obrigando o usuário a utilizar uma extensão que pode atrapalhar o ambiente. Foi pensando nisso que Diego Pereira de Oliveira, filiado à Associação Nacional dos Inventores (ANI), desenvolveu o chamado "Fio retrátil de parede".

O sistema interno pode ser adaptado a qualquer modelo de tomada, deixando o fio enrolado na parte interna, com trava que auxilia na utilização. Só será necessário puxar o fio retrátil quando for recarregar algum dispositivo, e a pessoa poderá limitar o tamanho do fio da maneira como preferir - por exemplo, se não quiser que o cabo chegue ao alcance de crianças.

O produto está registrado junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e atualmente o inventor busca por empresas e/ou investidores para industrializar, produzir e comercializar o invento no Brasil, por meio do licenciamento ou venda da patente.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail